Autoridades ainda estão a avaliar a extensão dos danos e dos feridos
Várias pessoas morreram ou estão desaparecidas depois de uma instalação de explosivos militares no Tennessee ter explodido esta sexta-feira de manhã, abalando as casas vizinhas e provocando pequenas explosões, segundo as autoridades locais.
A explosão, que ocorreu por volta das 07:45 (menos seis horas que em Portugal Continental), foi uma “explosão devastadora”, mas as equipas de intervenção conseguiram proteger o local no final da manhã, disse o xerife do condado de Humphreys, Chris Davis, numa conferência de imprensa.
“Neste momento, há várias pessoas desaparecidas”, confirmou Davis. “Temos algumas pessoas, podemos confirmar que temos algumas que estão mortas”.
Três pessoas com “ferimentos ligeiros” causados pela explosão foram tratadas nas instalações médicas da TriStar em Dickson, confirmou Casey Stapp, porta-voz da TriStar Health, acrescentando que foi dada alta a duas pessoas e uma outra ainda está a receber tratamento numa sala de emergência.
A empresa, Accurate Energetic Systems, LLC, está localizada a cerca de uma hora a sudoeste de Nashville, Tennessee, na linha de Hickman e Humphreys, disse o cabinete do cerife do condado de Humphreys à CNN.
Várias agências responderam ao local e estão a trabalhar para avaliar e conter o incêndio, mas estão atualmente a conter-se na área imediata devido à preocupação com explosões secundárias.
Os residentes que vivem perto das instalações dizem ter sentido o impacto da explosão.
“Pensei que a casa tinha desabado comigo lá dentro”, contou Gentry Stover à The Associated Press por telefone. “Vivo muito perto da Accurate e apercebi-me, cerca de 30 segundos depois de ter acordado, que tinha de ter sido aquilo.”
A Accurate Energetic Systems, LLC, é especializada no fabrico de explosivos militares, segundo o gabinete do xerife do condado de Humphreys.
A página de Facebook da empresa diz que fabrica “várias composições altamente explosivas e produtos especiais para os mercados do Departamento de Defesa e da Indústria dos EUA”.
O gabinete do xerife do condado de Hickman está a pedir a todos que evitem a área enquanto as equipas de emergência fazem o seu trabalho.