Habitantes do distrito de Jhalawar se queixavam há meses do estado do edifício

Pelo menos sete crianças morreram e 26 ficaram feridas esta sexta-feira no desabamento parcial da escola pública que frequentavam no oeste da Índia, afirmaram as autoridades locais.

As crianças estavam nas aulas quando se deu o desastre, indicou o responsável da polícia local do estado do Rajastão, Nand Kishore, que acrescentou que 60 alunos, professores e funcionários estavam no edifício.

Os meios de comunicação indianos referiram, a partir de testemunhos anónimos, que os habitantes do distrito de Jhalawar se queixavam há meses do estado do edifício.

Foram os residentes que socorreram primeiro as vítimas do desabamento, levadas entretanto para vários hospitais da região, a mais de 300 quilómetros de Jaipur, capital do Rajastão.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, disse na rede social X que “as autoridades estão a socorrer as pessoas afetadas”.

O ministro da Educação daquele Estado indiano, Madan Dilawar anunciou a abertura de um “inquérito de alto nível para determinar as causas deste acidente”.

As escolas públicas na Índia têm falta de financiamento e quer pais, quer alunos se queixam do estado de degradação de muitos edifícios escolares, bem como da falta de professores e equipamentos essenciais, como casas de banho e água potável.

Nas zonas urbanas tem havido melhorias, mas a penúria persiste nas zonas rurais.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *