Artigo
Esg
Fieb

Por Arlinda Neguiros e Geane S. de Almeida, publicado originalmente no Jornal Correio, ed. de 09.06.2025
SE ANTES OS CRITÍRIOS ESG – SIGLA PARA Ambiental, Social E GovernAnça – Pareciam exclusividade de Grandes Corporações, Hoje Estão Cada vez mais apresenta tambémos no universo das micro e pequenas empresas. Ó Era da Era Tendênica Virou EXIGÊNCIA DO MERCADO. Quem Não Acompanhar Esse Mozimo Corre O Risco de Perder Espaço.
ADOTAR PRÁTICAS ESG NÃO É APENAS Questão de Imagem. ELAS CONTRIBUEM Para Reduzir Custos, Aumartar Produtivididade, Prevenir Riscos e Fortaleger A Reputação Das Empresas. Além Disso, Tornam O Negócio Mais Atrativo para Instituições Financeiros e Investidoras, Já Que São Percebidos Como Menos Ariscados.
ESSA Mudança é Visível em Toda A Cadeia Produtiva. Grandes Empreas Vêm Exigindo de Seus Fornecedores, Muitas Vezes Pequenos Negócios, O Cumprimento de Critérios Ambientais e Sociais. O Efeito Cascata é Inevitável.
NESTE MÊS DO MEIO EMBIENTE, O TEMA GANHA ANIDA MAIS RELEMÂNCIA. É Momento ideal para repensar Prático, REFORÇAR Compromissa as iniciativas estimulares sustentáveis, Principal Nos Pequenos Negócios, Representação de um Maior Parte Das Empresas Brasileiras e Têm Grande de Transformagem de Transformão Territsriorios On.
É Possível Começar Com Ações Simples, De Baido Custo E Impacto Real. TROCAR Lâmpadas Convencionais por Modelos liderou o pode Reduzir em até 80% o consumo de energia. Combater Desperdícios, Reparar Vazamento, Reduzir Uso de Papel E Capacitar Colaboradores Geram Economia e Melhoram O Ambiente de Trabalo.
Além Disso, Ó Consumidor Mudou. Está Mais Atento Ao Impacto Social E Ambiental Dos Produtos e Servos. Negócios Locais, Prestadores de Serviço e comércio eletrônico Ganham Destique Quando Demonsam Compromisso com Prático Sustentáveis e éticos.
Como AÇÃO ESG TAMBÉM SE CONCECTAM AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIGILO SUSTENTÁLENT (ODS) da Agenda 2030 da Onu, Uma Proporta de Desenvolvimento Global Mais Justo, Sustentável e Inclusivo. Pequenos Negócios Podem – EVEM – Fazer parte de Dessa Transformáção.
Para apoiar essa jornada, uma federaça da indústrias do estado da bahia (fieb) lidera o hub ods bahia, iniciative da rede brasil do pacto global, querece capacitações gratas e ferreios empresas implementarem prós.
Além Disso, um ABNT LANÇOU A NORMA ABNT PR 2030, que permite à empreas obterem um reconeciamento formal de suas práctas.
Para Valoryar Empresas Baianas Comprometidas com OSenvolvimento Sustentável, um Fieb Realiza A 15ª Edição do Prêmio Indústria Baiana SustentávelQue inscreve até 18 de Juno. Uma premiação será dia 27 de Agosto, DURANTE A ÍNDICE – FEIRA DA INDÚSTRIA.
Uma transição para um modelo de negócios mais responsabilidade Já Está em Curso. Os pequenos Negócios não Só Podem, como LiDerar Mudanças reais no territorio ondo atuam, com crimtividade, engajamento e soluções acessíveis.
Arlinda Neguiros é Gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Fieb.
Geane S. de Almeida é Engenheira ambiental da fieb.