A primeira-ministra do Japão, Takaichi Sanae, e o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, se encontraram na cidade natal da premiê, Nara, na terça-feira. Os dois líderes concordaram em continuar a diplomacia “de vai e vem” e promover discussões entre os departamentos relevantes para cooperar em segurança econômica.
Ambos os lados confirmaram que Tóquio e Seul vão trabalhar juntas rumo a uma completa desnuclearização da Coreia do Norte e também vão participar de cooperação trilateral com Washington.
Takaichi e Lee elogiaram o avanço da cooperação com testes de DNA de restos mortais na mina submarina de carvão Chosei, na província de Yamaguchi, no oeste do Japão. Um desastre ocorreu na mina de carvão em 1942, deixando 183 mortos. Entre eles, incluem-se vítimas da Península Coreana.
Em entrevista coletiva conjunta após a cúpula, Takaichi disse: “É a primeira vez que convido líderes estrangeiros para minha cidade natal, Nara, desde que me tornei premiê, e isso mostra minha amizade e confiança no presidente”.
Ela acrescentou: “Conseguimos reconhecer a importância da coordenação estratégica, incluindo a cooperação em segurança, entre o Japão e a Coreia do Sul — bem como a cooperação trilateral com os Estados Unidos”.
Ela disse: “No campo da economia e da segurança econômica, confirmamos que avançaremos nas discussões entre os departamentos relevantes para impulsionar a cooperação em nosso interesse estratégico mútuo. Tivemos discussões aprofundadas sobre cooperação em cadeias de suprimentos”.
A premiê finalizou: “Vamos nos comunicar estreitamente uns com os outros no futuro”.
Lee disse: “Eu e a primeira-ministra Takaichi debatemos uma ampla gama de medidas práticas para manter cooperação orientada para o futuro com base na diplomacia “de vai e vem” estabelecida entre nossos países”.
