O hábito pode ser prejudicial à saúde e, ainda, reduzir o valor nutricional do alimento
O hábito de lavar carne, frango, peixe ou porco antes de cozinhar está presente na casa de várias pessoas sob a ideia de que isso reduziria as chances de contaminação por bactérias presentes nesses alimentos. Porém, ao contrário do que se pensa, essa prática pode ser prejudicial à saúde.
“Lavar carne crua pode aumentar o risco de contaminação bacteriana na cozinha doméstica. Quando lavamos a carne crua, as bactérias presentes na superfície do alimento podem se espalhar para outras superfícies da cozinha, utensílios e, até mesmo, para nossas mãos, aumentando o risco de contaminação cruzada”, explica Adriana Zupo Domeneghetti, nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos.
Isso acontece porque, durante a lavagem, gotículas de água que podem estar contaminadas respingam ao redor da pia e acabam contaminando outros alimentos ou as louças e utensílios de cozinha. “O ideal é usarmos utensílios distintos, um para o alimento cru e outro para o pronto para o consumo”, explica.
Além disso, vale lembrar que essas bactérias não resistem ao calor, portanto, o cozimento é o meio mais indicado para eliminar qualquer micro-organismo que possa causar alguma patologia. Por isso, não se recomenda o consumo de carnes cruas ou mal cozidas.
Leia também: Cardápio de um dia da dieta cetogênica com carne bovina
Lavar a carne, além de perigoso, reduz o nível de nutrientes
…
Veja também
Toxoplasmose: o que é, sintomas, transmissão e como prevenir
Teníase (solitária): sintomas, tratamento e prevenção
13 receitas que são PERFEITAS para a ceia de Ano Novo
Almoço saudável com frango: 6 opções para inovar na cozinha
Você lava a carne antes de cozinhar? Saiba os riscos dessa prática!