A chuva de fragmentos de Starship exigiu desvios por parte dos aviões comerciais, mas nem todos tinham combustível suficiente. Um Airbus A330-200 que fazia o voo 379 da Iberia entre Madrid e San Juan teve que declarar uma emergência em voo.

15 abr
2025
– 20h17

(atualizado às 21h18)




Foto: Xataka

O sétimo voo da Starship causou caos no espaço aéreo do Caribe. Quando a nave da SpaceX explodiu a 146 quilômetros de altura no dia 16 de janeiro, os pilotos de aviões receberam instruções para evitar a nuvem de destroços que começaria a cair sobre o mar. No entanto, o voo 379 da Iberia não tinha combustível suficiente para desviar.

A SpaceX perdeu o contato com a Ship 33 oito minutos e meio após a decolagem, momento em que a nave viajava a mais de 21.000 km/h. A Starship explodiu logo em seguida, fragmentando-se em milhares de peças metálicas e cerâmicas que brilharam como estrelas cadentes ao reentrar na atmosfera.

A SpaceX disse que os possíveis destroços que não queimassem na atmosfera cairiam em áreas previamente delimitadas no Atlântico, mas a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) contradisse a empresa, afirmando que alguns fragmentos caíram fora das zonas previstas.

Para evitar qualquer impacto com aviões, a FAA ativou um aviso para aviadores pouco antes das 23:00 UTC de quinta-feira. Vários voos mudaram sua rota para evitar a área, mas nem todos tinham combustível suficiente para desviar.

O piloto de um Airbus A330-200 que fazia o voo 379 da Iberia entre Madrid e San Juan estava prestes a atravessar o espaço aéreo da República Dominicana quando teve uma conversa tensa com um controlador aéreo de Porto Rico:

Controlador: “Iberia 0379, não sei se copiaram minha última transmissão. A República Dominicana ainda está ativa, ainda está restrita. Se …

Veja mais

Matérias relacionadas

A Suécia não acreditou nos dados econômicos da Rússia, mas encontrou a prova que procurava ao observar Moscou do espaço

“Um Filme Minecraft” é um um fenômeno tão grande que está causando tumultos nos cinemas

Os países que dominam as bombas nucleares no mundo, refletidos em um gráfico completo

Zuckerberg demitiu 5% dos funcionários da Meta “por mau desempenho”; seus ex-funcionários alegam que há outro motivo

No PIX! Sistema brasileiro é referência internacional e mostra tendência de digitalização de pagamentos

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *