As fronteiras dos buracos negros são consideradas uma das regiões mais caóticas do Universo: a matéria ali simultaneamente cai em direção ao horizonte de eventos e é expelida na forma de poderosos jatos e explosões de radiação, segundo a ScienceDaily.

No entanto, prever o comportamento desses sistemas sempre foi um desafio. Diferentemente de modelos anteriores, os cientistas agora abandonaram pressupostos simplificadores, antes necessários devido a limitações computacionais.

Utilizando dois supercomputadores de última geração, a equipe combinou observações astronômicas com dados sobre a rotação dos buracos negros e a estrutura de seus campos magnéticos. Isso permitiu a criação de um modelo que leva em conta, simultaneamente, a teoria geral da relatividade de Einstein, a física do plasma, a magnetoidrodinâmica e o transporte de radiação.

Esses avanços abrem caminho para uma compreensão mais precisa dos fenômenos extremos que ocorrem nas proximidades dos buracos negros.

Por Sputnik Brasil



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *