Pelo menos 24 cidades da região metropolitana de São Paulo foram afetadas por um apagão provocado pela passagem de um ciclone extratropical. Com a falta de energia, a conservação dos alimentos se torna uma preocupação, já que alguns itens não resistem muito tempo sem refrigeração.

Alimentos de maior risco fora da geladeira

Segundo a nutricionista Priscilla Primi, colunista do GLOBO, os alimentos que descongelam mais rapidamente são aqueles com menor teor de água.

— Por outro lado, a presença de água favorece a proliferação de microrganismos. Como a água é um meio para o desenvolvimento e multiplicação desses organismos, alimentos descongelados tornam-se mais propensos à contaminação — explica.

A especialista acrescenta que, caso a geladeira permaneça fechada, a temperatura interna pode se manter em torno de 10°C por até 3 ou 4 horas.

— Depois desse período, a temperatura tende a subir, pois o motor não estará funcionando — ressalta.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), equivalente norte-americana da Anvisa, fora da geladeira e em temperatura ambiente, o crescimento de bactérias pode dobrar a cada 20 minutos. Por isso, manter os alimentos refrigerados é fundamental para a segurança alimentar.

Quando expostos ao calor, patógenos começam a se multiplicar rapidamente, contaminando os alimentos. Microbiologistas chamam esse intervalo de “zona de perigo”, que ocorre entre 10ºC e 60°C — faixa considerada ideal para a proliferação de bactérias. Acima dessa temperatura, alguns patógenos começam a morrer; quanto maior, maior a eliminação deles.

Os principais alimentos perecíveis são carnes (peixe, frango e boi), leite, queijos, sobras de refeições e frutas e verduras já cortadas.

Como regra geral, esses alimentos nunca devem permanecer na “zona de perigo” por mais de duas horas. A orientação não se aplica à maioria das frutas e vegetais crus e inteiros, pois não desenvolvem bactérias tão rapidamente quanto os perecíveis.

Por isso, recomenda-se manter os alimentos perecíveis dentro da geladeira, mesmo quando desligada.

E quando a luz voltar?

Após o retorno da energia, é importante conferir a temperatura interna da geladeira. Se o termômetro indicar 4°C ou menos, provavelmente os alimentos estarão seguros para consumo. Caso não saiba por quanto tempo a temperatura ficou igual ou acima de 4,4°C, o ideal é descartar os alimentos.

Além disso, alimentos congelados que ainda apresentem cristais de gelo ou estejam a 4°C ou menos (verifique com um termômetro próprio) podem ser recongelados ou cozidos com segurança.

Se algum alimento apresentar sinais de deterioração, cheiro desagradável ou indícios de mofo, deve ser retirado imediatamente da geladeira para evitar a contaminação cruzada dos demais itens.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *