Nesta quinta-feira (27), o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou o estado de emergência ambiental na Paraíba devido ao risco elevado de incêndios florestais em várias regiões do estado. A medida foi oficializada por uma portaria assinada pela ministra Marina Silva e divulgada no Diário Oficial da União (DOU).
A partir da portaria, será intensificado o trabalho de prevenção e combate aos incêndios nas áreas mais suscetíveis a esse tipo de desastre natural. O objetivo é mitigar os impactos e reduzir os riscos nas regiões com maior vulnerabilidade.
De acordo com a portaria, as seguintes áreas da Paraíba foram designadas em estado de emergência, com os respectivos períodos de risco: Agreste: de setembro de 2025 a fevereiro de 2026; Borborema: de agosto de 2025 a fevereiro de 2026; Mata: de agosto de 2025 a janeiro de 2026; Sertão: de junho de 2025 a fevereiro de 2026.
Além da Paraíba, outras regiões do país também estão em alerta, como Amazonas, Bahia, Ceará e o Distrito Federal, que também foram colocadas em estado de emergência devido ao risco de incêndios florestais.