A gigante chinesa de baterias CATL acaba de apresentar uma inovação que promete revolucionar o mercado de veículos elétricos.

A nova plataforma modular Bedrock, projetada para chassi de carros elétricos, segundo a CATL, é capaz de absorver 85% da energia de colisão do veículo (comparado a cerca de 60% absorvido pelo chassi tradicional). 

Um dos destaques da plataforma Bedrock é a sua capacidade de suportar impactos frontais de até 120 km/h sem risco de incêndios ou explosões. Essa resistência é superior aos padrões atuais do mercado, que geralmente adotam testes de impacto a 56 km/h.

Além disso, a plataforma é compatível com baterias de alta densidade energética, permitindo que os veículos equipados com ela alcancem até 1.000 km de autonomia com uma única carga.

Agilidade no desenvolvimento

Outra grande vantagem da plataforma Bedrock é a sua capacidade de reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento de novos veículos elétricos.

A CATL estima que o tempo de produção em massa de um carro utilizando essa plataforma pode ser reduzido de três anos para apenas 1 ano a 1 ano e meio.

A marca chinesa Avatr, uma joint venture entre a CATL, Changan Auto e Huawei, será a primeira a utilizar a plataforma Bedrock em um de seus modelos.

A empresa ainda não revelou qual veículo será o escolhido para estrear a nova tecnologia, mas a expectativa é que o lançamento aconteça nos próximos anos.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *