Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), aprimorou o Serviço de Hemodiálise com a entrega de mais uma sala de atendimento e um novo sistema de tratamento de água exclusivo para a terapia renal. Com investimento total de R$ 466.251,17, oriundo da Ebserh e do Sistema único de Saúde (SUS), a reforma permitiu ampliar o atendimento de 32 para 48 vagas.

A paciente Lívia Cristina Araújo, de 39 anos, teve falência dos rins em decorrência de uma pré-eclâmpsia na gravidez e, há 17 anos, faz hemodiálise no HUPAA. “Quando cheguei aqui, em 2008, para iniciar a terapia, o espaço era muito pequeno, com poucas máquinas e turnos de atendimento. Essa reforma está trazendo um diferencial, todo mundo aqui ficou encantado”, declarou. O serviço funciona de segunda a sábado, nos turnos da manhã e da tarde.

O superintendente do HUPAA-Ufal, Célio Rodrigues, destacou a importância do aprimoramento dos serviços oferecidos pelo SUS e reafirmou o compromisso da gestão com a ampliação dos serviços. “Mais de 80% da população do nosso estado depende do SUS. Nós temos um serviço de ponta, com profissionais altamente capacitados, e fico feliz ao ver que a Nefrologia está ampliando e melhorando ainda mais seus atendimentos”, declarou.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, reconheceu o esforço dos profissionais da Nefrologia em momentos críticos em razão da pandemia, da transferência dos pacientes de hemodiálise do Hospital Sanatório, devido ao afundamento do solo no Pinheiro, e das constantes tentativas de reparo do antigo sistema de purificação de água. “Mesmo assim, nossas equipes deram continuidade ao serviço com muita dedicação e competência. E o avanço conquistado hoje nos deixa ainda mais orgulhosos”, enfatizou.
Novo sistema de água

Outro ganho da especialidade foi o Sistema de Tratamento e Distribuição de Água para Hemodiálise (STDAH) em substituição ao modelo anterior, adquirido ainda no final dos anos 1990. O novo sistema permite um pré-tratamento de água mais seguro, com uma série de filtros para diminuir a contaminação, não só bacteriológica, mas também química.

O responsável técnico da Nefrologia, Carlos Oliveira, explicou que o modelo antigo não contava com alguns recursos de segurança atuais contra a contaminação, como o ozônio e o ultravioleta. “Além disso, o sistema de distribuição de água era de PVC e atualmente o padrão de mercado é o PEX, uma espécie de mangueira contínua de material mais resistente e flexível, o que diminui a ocorrência de rupturas e, consequentemente, de emendas que trazem riscos de contaminação”, esclareceu.
Sobre a Ebserh

O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *