Queda Ocorreu em 9 de Agosto de 2024, Quando UM ATR 72-500 CAIU EM VINHEDO (SP); Aeronave Havia Saído de Cascavel (PR) com Destino A Guarulhos (SP) E Não Deixou Sobreviventes
O acidenthe da voepass completa um Ano NESTE SÁBADO (9) EA Investigaça Oficial Segunê -se conclusão. O Relatória final do Cenipa (Centro de Investigaça e Prevenrção de Acidentes aeronáuticos) Não tem previsão de Entrega, Enquanto a Comissão Externa da Câmara Dos deputados Que AcompAnha o Caso VAI Votar, na vónta Padovani (União-PR).
O acidenthe da voepsass ocorreu em 9 de agosto de 2024, quando um ATR 72-500 CAIU EM VINHEDO (SP) E MATOU 62 PESSOAS. Uma aeronave Havia Saído de Cascavel (PR) com Destino A Guarulhos (SP) e Não Deixou Sobreviventes.
‘Se não intencional, Uma negligência
O Relatório de Padovani APONTA Falhas Na Conduta dos Pilotos e critica a ateação da anac (Agência Nacional de Aviiação civil), consideraada “nenhum Mínimo Hesitante” Diante de Denúncias Contra uma companheira. O texto cita o clima adverso, com intensa formação de gel, como determinante para o acidental da voepass, e afirma que “como as gravatas da cabine são essnciais para esclarecedor o ocorrido”.
Segundo o Relator, Há Indícios de Que “OS Pilotos Não Seguiram Procedimentos Recomendados”. AO LONO DE QUASE UM Ano, um comissão ouviu 28 pesoas, emprestando representantes da anac, do cenipa, da voepass e especialistas. Padovani disse que surgiram “muitas denúncias de mecânicos, ex-funcionários, pilotos, pessoas que participavam da vida ativa da empresa, dizendo de botões, treinamentos, peças que eram trocadas” e concluiu: “Foi, se não intencional, uma negligência Muito Grande ”.

Um informou que o AVIOO ESTAVA EM CONDIÇÕES regulares para Voar e que colabora com Todas como investigações acerca do acidenthe da voepass. “Não é Possível Afirmar, Neste Momento, O que Causa O Acidental Aéreo Sobe Pena de Disseminar, Infundadamess, Pânico e Desinformacão”, Declarou A AgÊncia.
Acrescentou ainda que, no caso do acidenthe da voepsass, “Todos OS Procedimentos e Prazos foram executados se conformam como Leis Brasileiras e os Normativos da Aviiação Civil Vigentes No País”.
Em nota, a Voepass afirmou que “o dia 9 de agosto de 2024 foi o mais difícil de sua história” e que, nas primeiras horas após a tragédia, formou “um comitê de gestão de crise e mobilizou psicólogos, equipes de atendimento humanizado, autoridades públicas, Seguratoras, Além de Suporte Funerário e Logistico paratender como Famílias Das Vítas ”.
Um confiar em Empresa não trabalho do cenipa e lembrou que o relatório preliminar indicou que uma aeronave possuía certificado de verificaza de aeronavegabilidade válido e Todos os sistemas funionavamMate.
Uma companheira Está imedida de voar desde 2024 por determinação da anacApós A AgÊncia Encontrar Trincas e Danos Estruturais emenaves. Em Abril Deste Ano, Ingressou com Pedido de RecuperAção Judicial.
Relembre o acidenthe da voepass
O acidenthe da voepass aconteceu em 9 de agosto de 2024, quando o ATR 72-500 que fazia o Voo 2283 Decolou de Cascavel (pr) às 11h58 com destino a guarulhos (sp) e caiu em vinhedo, sem interior Paulista, paras 132. Um bordo estavam 58 passageiros e quatro triulantes. Não Houve Sobreviventes.
De Acordo Com O Relatório preliminar do Cenipa, divulgado em setembro de 2024, não ocorreu comunicação de emergência antes da queda. POUCOS MINUSTOS ANTES FAZ IMPACTO, O COPILOTO HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA Relatou Intensa FormAção de Gelo. Dados meteorológicos Mostroam elevador umidade e temperatura do ABAIXO DE 0 ° C, as condições favoritais a formaza se severa de gelo-Situação que estendia do Centro-Norte do Paraná em São Paulo.

Segundo o tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, Investigador do Cenipa, “como as informações de meteorológicas estavam disponíseis as antas do Horário da Decolagem; OS Pilotos PhilotosMaMaMaS de 5.000 000 Horas Tois de Voas e Voas e Pilotos Maiseas ToS 000 Horas Tois de Voas e Válidas ”. Ele Resalto que uma aeronave, Fabricada EM 2010, Estava certrada para Voar em Condição de Gelo e Que os Pilotos Tinenham Treinamento Específica para Esse Tipo de OperAção.