A explosão de tanque aconteceu durante a transferência de piche (emulsão asfáltica) deixou quatro vítimas, sendo uma fatal, na tarde desta terça-feira (18). O acidente aconteceu por volta das 13h20, em uma pedreira na SC-157, na Linha Fernando Machado, interior de Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão ocorreu durante o transvase de emulsão asfáltica de ruptura lenta de um caminhão-tanque para um tanque de armazenamento estacionário, dentro do pátio de uma empresa privada.
O material transportado, conforme a nota fiscal, era imprimação emulsão asfáltica de ruptura lenta (código ONU 90 3082), contendo aproximadamente 30 mil litros da substância.
Explosão de tanque e as vítimas
As informações sobre o estado das vítimas foram divulgadas em nota pelo médico coordenador do Samu Extremo Oeste, Dr. Luan Ricardo Carlesso, pelo coordenador adjunto, Dr. Marcos Piccolo e pelo Corpo de Bombeiros.
Vítima 1: Homem com múltiplas fraturas expostas, choque hipovolêmico e queimaduras graves. Ele entrou em parada cardiorrespiratória e não resistiu e teve o óbito confirmado.
Vítima 2: Homem com fratura exposta no membro inferior, fratura de pelve do tipo “livro aberto” e choque hipovolêmico. Foi socorrido pelo SAER e encaminhado ao HRO (Hospital Regional do Oeste).
Vítima 3: Homem com escoriações nos membros superiores e queimaduras na face. Estava consciente e orientado no momento do resgate. Foi levado ao HRO pelo Samu, com apoio de equipes de Xaxim e Coronel Freitas.
Vítima 4: Homem com fratura em ambos os membros inferiores, também consciente e orientado. Foi conduzido ao HRO por uma ambulância de Xaxim.
Impacto ambiental e providências
A Polícia Militar Ambiental esteve no local para verificar possíveis danos ao meio ambiente. Segundo a corporação, não houve contaminação ambiental, pois a empresa adotou todas as medidas necessárias para conter o material.
Além da equipe ambiental, também foram acionados os seguintes órgãos para providências cabíveis: Polícia Cientifica, Proteção e Defesa Civil.
A cena ficou sob responsabilidade da empresa que realizava o transvase do material. As causas da explosão serão investigadas pelas autoridades competentes.
Fonte: Nd Mais