Segundo define a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimentos gerais do Reino Unido), “desastre natural é qualquer ocorrência calamitosa gerada pelos efeitos de fenômenos naturais – e não provocados pelo homem –, e que produz grande perda de vidas humanas ou destruição do ambiente natural, propriedade privada ou infraestrutura pública”, diz a fonte.
A fonte também explica que um desastre natural pode ser causado por eventos meteorológicos e climáticos (como inundações, furacões, ciclones, tempestades, nevascas, ondas de calor e secas, por exemplo); por “ocorrências que se originam na superfície da Terra” (como terremotos, deslizamentos e avalanches); e por eventos do próprio planeta, como erupções vulcânicas e terremotos.
“Nenhum lugar na Terra está imune a um desastre natural”, completa a plataforma. Neste sentido, os quatro acontecimentos abaixo entraram para a história:
1. A inundação do rio Yangtze em 1931, na China, é uma das mais mortais em número de vítimas
De acordo com a Britannica, essa enchente de proporções gigantescas matou cerca de 3,7 milhões de pessoas. O rio Yangtze, localizado na região centro-oriental do país, sempre passou por períodos de alagamento, mas em 1931 suas águas alcançaram não só os campos agrícolas da região, como também as cidades de Nanjing e Wuhan. Além dos mortos, acredita-se que 50 milhões foram afetadas.