Rio que abastece cidade de SC apresenta ponto de poluiçãoRio que abastece cidade de SC apresenta ponto de poluiçãoFoto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação/ND Mais

O Rio Itapocuzinho, manancial que abastece o município de Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, apresentou um ponto de poluição que pode comprometer a distribuição de água na cidade. A identificação ocorreu na quarta-feira (17), durante mais uma vistoria no manancial.

A fiscalização foi realizada de forma integrada pela Secretaria de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, dos Bombeiros Voluntários e da Defesa Civil.

Esta foi a primeira fiscalização com a participação direta da Polícia Ambiental, reforçando o monitoramento do rio. O local identificado apresenta indícios de contaminação e agora passará por encaminhamentos técnicos e administrativos para apuração das causas e adoção das medidas cabíveis.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

A prefeitura não detalhou que tipo de irregularidade ambiental foi constatada. O registro do foco de poluição reacende o alerta sobre a fragilidade do Rio Itapocuzinho, que já enfrentou situações críticas ao longo de 2025.

Em agosto, uma contaminação grave comprometeu totalmente o tratamento e a distribuição de água no município, deixando claro o impacto direto da poluição no abastecimento da população.

Rio que abastece a cidade de Guaramirim apresenta ponto de poluiçãoContaminação em rio já comprometeu totalmente o tratamento e a distribuição de água em GuaramirimFoto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação/ND Mais

Fiscalização em rio será intensificada

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, Geovani Satler, a intensificação das fiscalizações no rio tem sido fundamental para reduzir riscos. “Após o reforço das vistorias, já foi possível perceber uma melhora na qualidade da água que chega para o tratamento”, informou.

Com a chegada do verão, período de maior consumo e aumento dos riscos ambientais, a prefeitura informou que as ações de fiscalização no Rio Itapocuzinho serão ainda mais frequentes.

O objetivo é identificar rapidamente novos pontos de poluição, proteger o manancial e garantir a segurança hídrica dos moradores de Guaramirim.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *