Moradores registraram peixes mortos no rio Cachoeira; prefeitura aponta subida da maré ou descarte irregular como causas

Peixes mortos foram encontrados boiando no rio Cachoeira, em Joinville, neste sábado (20). Segundo a prefeitura, trata-se de sardinhas, espécie típica de água salgada que não sobrevive em água doce.
O aparecimento do cardume chamou a atenção de moradores da região, que registraram vídeos mostrando os animais flutuando na água. A presença dos peixes mortos gerou preocupação sobre a origem do fenômeno.
Fiscalização confirma espécie
Durante fiscalização, a Secretaria de Meio Ambiente identificou os peixes como sardinhas, espécie típica de água salgada. Por não se adaptar ao ambiente doce do rio, a morte do cardume era esperada.
“Esse mesmo fenômeno já foi registrado ontem, próximo à Arena”, informou a prefeitura em nota. “A principal possibilidade é que o cardume tenha entrado no rio com a subida da maré e os peixes acabaram morrendo justamente por não sobreviver em água doce. Outra possibilidade é dos peixes terem sido descartados irregularmente no local. Neste caso, se alguém da comunidade presenciou o descarte, pode fazer contato com a Unidade de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e repassar mais informações”, acrescentou.
Confira vídeo dos peixes mortos
A principal possibilidade é que o cardume tenha entrado no rio com a subida da maré – Vídeo: Divulgação/Arquivo pessoal/ND