A Parnassus, uma das maiores gestoras de ativos a oferecer produtos vinculados a considerações ambientais, sociais ou de governança, lançou seus primeiros fundos negociados em bolsa na quinta-feira entre um ambiente difícil para a estratégia.
Como desempenho de NÓS Fundos ESG índices mais amplos, o interesse dos investidores está diminuindo. De acordo com dados da Morningstar Inc. MORN, a média NÓS O ETF focado em ESG ganhou apenas 11% até agora neste ano, em comparação com 27,6% do índice Standard & Poor’s 500. O número de fundos ESG nos EUA caiu 8% nos primeiros nove meses de 2024, para apenas 595, com algumas fechando e outras abandonando seu mandato ESG.
Alguns segmentos estão a ter mais dificuldades do que outros: a Morningstar informou no mês passado que NÓS os fundos climáticos deverão ver o seu primeiro ano de saídas líquidas (link) este ano, desde que começou a rastreá-los como uma categoria separada em 2018.
“É claro que o ambiente não é favorável a esse tipo de nova oferta, com fechamentos superando lançamentos”, disse Hortense Bioy, diretora global de pesquisa de sustentabilidade da Morningstar em Londres.
Mas Benjamin Allen, presidente-executivo da Parnassus, diz que a empresa de 40 anos já passou por outros ciclos e continua focada em escolher empresas de alta qualidade que também consideram o impacto de suas decisões sobre questões ambientais e sociais em retornos de longo prazo. De acordo com o site da Parnassus, fundos mútuos comparáveis registraram ganhos de 17% a 22% até agora neste ano.
“Isso não é um sinal de virtude; isso tem um impacto material nos retornos”, disse ele à Reuters.
Informações sobre as participações dos novos ETFs, o Parnassus Core Select ETF (PRCS.N) e o Parnassus Value Select ETF (PRVS.N) não estarão disponíveis até depois de seu lançamento. Allen disse que espera que haja sobreposição entre cada ETF e fundos mútuos semelhantes há muito estabelecidos, embora os ETFs não tenham mais do que 25 participações.
O fundo mútuo Parnassus Core Equity Fund de 30 bilhões de dólares inclui posições em ações como Nvidia NVDA e Microsoft
MSFT, bem como Intercontinental Exchange
ICE e Waste Management
WM. O Parnassus Value Equity Fund de US$ 5,1 bilhões possui participações no Bank of America
BAC e Deere & Co.
DE.