Serena, de 16 anos, entregou caixas de garrafas de água numa escola secundária de Tai Po, convertida num dos abrigos temporários para os afetados pelo incêndio. “Esta é a minha escola, mas hoje [quinta-feira] não temos aulas por causa do incêndio”, explicou à agência Lusa a jovem, acrescentando que se juntou a vários colegas para comprar e doar mantimentos, incluindo bolachas e massa. A escola fica a pouco mais de dois quilómetros do complexo residencial. “Toda a gente conhece alguém que vivia em Wang Fuk. Nunca pensámos que isto pudesse acontecer aqui”, sublinhou Serena.

Mas não é só em Tai Po, situado mais perto da fronteira com a metrópole de Shenzhen do que do centro de Hong Kong, que a população se tem mobilizado para ajudar. Uma idosa veio de Tuen Mun, a 30 quilómetros de distância, com cobertores e roupa. “É pouco para quem perdeu tudo o que tinha”, lamentou.

De acordo com a imprensa local, o incêndio levou também muitas pessoas a tentar doar sangue, esgotando esta quinta-feira as marcações no centro de Causeway Bay.

O governador de Hong Kong, John Lee, garantiu, em conferência de imprensa citado pelo The Guardian, que vai apoiar todos os afetados. Entre as medidas anunciadas estão mais de mil quartos e apartamentos temporários, um assistente social atribuído a cada família e centenas de médicos do setor privado destacados para ajudar as vítimas.

“O Governo está empenhado em lidar com este grande desastre. A nossa prioridade agora é combater o incêndio”, sublinhou o chefe do executivo. “A prioridade máxima é extinguir totalmente o incêndio e resgatar os residentes presos. A segunda tarefa é tratar dos feridos, a terceira é lidar com as consequências e depois realizaremos uma investigação completa”, disse Lee.

John Lee confirmou igualmente a criação de um fundo de apoio no valor de 300 milhões de dólares de Hong Kong (cerca de 33,2 milhões de euros) para ajudar os residentes afetados e anunciou que as eleições para o parlamento local, marcadas para 7 de dezembro, poderão ser adiadas.



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *