Oito pessoas morreram neste sábado na sequência de um acidente com um balão de ar quente que se incendiou durante o voo com 21 pessoas a bordo, caindo de seguida. O desastre aconteceu em Praia Grande, no estado brasileiro de Santa Catarina, no Sul do país. Desconhece-se de momento o estado de saúde dos treze sobreviventes.
O balanço de vítimas foi divulgado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. “As nossas equipas seguem prestando todo o apoio necessário às famílias e vítimas”, acrescentou o governador na rede social X, que descreve o desastre como “uma tragédia”.
Imagens do acidente, que circulam nas redes sociais, mostram o balão em chamas a cair ao solo. Desconhecem-se para já as causas do desastre, e foi aberta uma investigação.
O acidente aconteceu na manhã deste sábado a cerca de 250 quilómetros a sul de Florianópolis (a capital do estado de Santa Catarina). Aquela região é conhecida como “Capadócia brasileira” por ser um destino famoso para a prática de balonismo.
As causas do acidente ainda não foram apuradas e equipas de socorro mobilizadas na região continuam os trabalhos de resgate no local, não havendo para já informação sobre o estado de saúde dos 13 sobreviventes.
Este é o segundo acidente grave de balão em menos de uma semana no Brasil. Na última terça-feira, uma mulher morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas após outro acidente de balão em Boituva, no interior de São Paulo.