Neste período foram ainda constituídos dois novos fundos: o Caixa Investimento Valores Católicos, da Caixa Gestão de Ativos e o GNB Obrigações dezembro 2026, gerido pela GNB Gestão de Ativos.
Tal como já tinha acontecido no mês de outubro, a CMVM relata que em novembro tanto o valor sob gestão dos OICVM como o dos FIA aumentou. Os primeiros viram o seu montante aumentar 2,4% (+470,0 milhões), para 20.426,7 milhões de euros, enquanto os segundos registaram um aumento de 6,8%, para 275,4 milhões de euros.
Dois novos fundos
Neste período, foram constituídos dois novos fundos: o Caixa Investimento Valores Católicos, da Caixa Gestão de Ativos, e o GNB Obrigações dezembro 2026, gerido pela GNB Gestão de Ativos. Houve ainda a fusão por incorporação do fundo de investimento aberto de ações IMGA Iberia Equities ESG, gerido pela IM Gestão de Ativos, no fundo IMGA European Equities e do IMGA Iberia Fixed Income ESG no fundo IMGA Iberia Fixed Income ESG, também gerido pela IMGA.
Indicadores agregados
Quota de mercado
Semelhante ao observado nos outros meses de 2024, as sociedades gestoras com as maiores quotas de mercado foram a Caixa Gestão de Ativos (33,4%), a IM Gestão de Ativos (22,7%) e a Santander Asset Management (17,0%).
As duas primeiras entidades, apesar de manterem as suas posições, viram a sua quota de mercado diminuir 0,19 pontos percentuais e 0,15 p.p., respetivamente. Deste Top 3, a Santander AM é a única entidade que cresceu no mês, embora este crescimento seja pouco significativo (0,02 p.p.).
No entanto, quem de facto se destacou em termos de crescimento foi a GNB GA. Com um aumento mensal de 0,16 pontos percentuais, a entidade possui uma quota de mercado de 4,6%.
Número de fundos e quota de mercado
