Guardar comida no papel-alumínio pode aumentar risco de contaminação, alertam especialistas

Se você é do time que costuma guardar as sobras de comida envoltas em papel-alumínio, talvez seja hora de repensar o hábito. Apesar de ser muito usado para guardar sobras de churrascos, bolos e para cobrir assadeiras e marmitas improvisadas, o papel-alumínio não é a opção mais segura para armazenar sobras de comida.

 

Especialistas em segurança alimentar alertam que o material pode criar condições ideais para o crescimento de bactérias – inclusive algumas que não morrem nem com o reaquecimento. A seguir, entenda os principais riscos, o que realmente pode acontecer com a sua saúde e quais são as alternativas mais seguras para conservar alimentos.

 

A folha de alumínio não acelera o crescimento bacteriano por si só, mas a maneira como ela cobre os alimentos pode ser problemática. Isso porque, mesmo quando dobrado com cuidado, o alumínio não veda completamente o recipiente, permitindo a entrada de ar. “A falta de uma vedação hermética facilita o crescimento mais rápido de certas bactérias”, explica a nutricionista Angel Luk.

 

Veja também 

 

Comunidade indígena recebe ação de saúde da prefeitura dentro da campanha do ‘Novembro Azul’

 

Anvisa proíbe venda de fórmula infantil após risco de botulismo; o que fazer se você comprou

Entre as bactérias que podem se beneficiar da presença de oxigênio estão: Estafilococo (muitas vezes presente em carnes e aves) e Bacillus cereus (comum em restos de arroz, massas e alimentos ricos em amido). Ambas resistem ao calor, o que significa que mesmo reaquecendo o alimento, elas podem continuar causando intoxicação.

 

Nutricionista alerta: nunca cozinhe esses 7 alimentos com papel-alumínio (o  número 5 vai te surpreender!) - TudoGostoso

Foto: Reprodução

 

A gente costuma usar papel-alumínio para manter a comida quente até a hora de servir; e isso funciona muito bem. O problema é fazer isso quando a intenção é armazenar sobras na geladeira. “O papel alumínio retém mais calor do que o filme plástico ou o papel manteiga, e isso pode fazer com que as sobras estraguem rapidamente”, afirma Luk.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Se o alimento é embalado antes de esfriar completamente, parte do calor fica aprisionado. Isso mantém a comida na faixa considerada perigosa para proliferação bacteriana. Sendo assim, se for usar papel-alumínio para guardar alimentos na geladeira, faça isso somente em alimentos completamente frios.

 

Fonte: Seleções

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *