Costa Oeste dos Estados Unidos pode sofrer megaterremoto que provocaria tsunami no Oceano Pacífico, um desastre nas proporções do Japão em 2011

Megaterremoto mudaria revelo estadunidense para sempre, aumentando o risco de inundações – Foto: Reprodução/R7/ND

Um novo estudo revela que a Costa Oeste dos Estados Unidos está sujeita a um megaterremoto que faria a terra afundar em dois metros em questão de minutos. O abalo sísmico de magnitude 8.0 na Zona de Subducção de Cascadia ainda poderia provocar um tsunami no Oceano Pacífico.

Cientistas apontam que o megaterremoto já está “atrasado”. A média histórica entre os grandes tremores na região é de 500 a 600 anos, com intervalos que variam entre 150 a mais de mil anos. A última catástrofe ocorreu há 325 anos, em 1700.

A Zona de Subducção de Cascadia é uma falha tectônica de aproximadamente 1,1 mil quilômetros que se estende do norte da Califórnia até a Colúmbia Britânica, no Canadá. É formada pelo encontro entre a Placa Juan de Fuca e a Placa Norte-Americana.

“Nós poderíamos ter um desastre na escala do Japão em 2011 ou de Sumatra em 2004”, revela Tina Dura, pesquisadora que liderou o estudo, em entrevista ao The Washington Post. “É o mesmo tipo de falha. Tem a mesma capacidade de provocar um terremoto enorme, tsunami e afundamento costeiro”.

Falha de Cascadia, na Costa Oeste dos EUA, está sujeita a megaterremoto a qualquer momentoFalha de Cascadia é formada pela Placa Juan de Fuca, que se desloca para baixo da Placa Norte-Americana e provoca abalos sísmicos – Foto: Divulgação/Earth Explorations Toolbook/ND

Além da destruição imediata, o abalo sísmico mudaria o relevo do litoral de forma permanente. A pesquisa publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences aponta que o megaterremoto agravaria o risco de enchentes nos Estados Unidos.

O afundamento do solo aumentaria as planícies aluviais, com maior potencial de inundação, em 300 quilômetros quadrados. Segundo o jornal norte-americano The Independent, isso significa a inclusão de mais 14,3 mil moradores, 22,5 mil estruturas e 1,2 mil quilômetros nas áreas de risco.

Próximo megaterremoto pode causar ondas de tsunami acima dos 12 metros de altura

Os locais mais afetados pela subsidência do solo seriam o sul do estado de Washignton e o norte dos estados de Oregon e Califórnia. O último terremoto na região fez as áreas costeiras imediatamente afundarem entre 45 centímetros e 1,9 metro.

Os geocientistas da Universidade de Oregon e da Virginia Tech acreditam que as mudanças climáticas tornariam o megaterremoto ainda mais devastador.

Destruição causada pelo terremoto no Japão em 2011Megaterremoto no litoral dos Estados Unidos provocaria catástrofe nos moldes do Japão em 2011 – Foto: Canva/ND

O abalo sísmico pode ocorrer a qualquer momento, assim como há possibilidade de chegar somente em 2100. Até lá, o aquecimento global deve elevar o nível dos oceanos em 1,2 metro, tornando as áreas costeiras ainda mais vulneráveis.

A pesquisadora Tina Dura estima que o próximo megaterremoto no Oceano Pacífico causaria ondas de tsunami com mais de 12 metros de altura.

“Temos os sinais de evacuação em caso de tsunami, mas eles parecem mais uma ficção do que algo sério. As pessoas precisam se preocupar com isso”, adverte a cientista.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *