Várias explosões ocorridas na segunda-feira numa fábrica da U.S. Steel perto de Pittsburgh resultaram na morte de duas pessoas e em dez feridos, segundo a empresa e as autoridades locais.
As explosões na fábrica Clairton Coke Works — parte de um vasto complexo industrial ao longo do rio Monongahela — ocorreram pouco antes das 11h locais (15h, em Lisboa). Os bombeiros lutaram contra as chamas e o fumo intenso que saía da fábrica, que é propriedade da U.S. Steel, uma filial da Nippon Steel.
Inicialmente, duas pessoas foram dadas como desaparecidas. Uma pessoa foi encontrada e transportada para um hospital local, disse o superintendente adjunto da polícia do condado de Allegheny, Victor Joseph, numa conferência à tarde. O outro indivíduo, que estava desaparecido, foi encontrado morto após um extenso esforço de busca e resgate, disse a U.S. Steel numa declaração enviada por e-mail à Reuters no final de segunda-feira.
Ainda não há informações sobre a possível causa da explosão e a investigação sobre a explosão será “uma investigação técnica demorada”, adiantou Joseph.
David Burritt, presidente e director executivo da U.S. Steel, disse em comunicado que a empresa estava a trabalhar com as autoridades locais para descobrir a causa.
O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, publicou no X que houve várias explosões na fábrica e que a sua administração estava em contacto com as autoridades locais. O prefeito de Clairton, Rich Lattanzi, disse que foi um dia horrível para a cidade, a cerca de 32 quilómetros a sul de Pittsburgh, há muito conhecida como a Cidade do Aço dos Estados Unidos.
A U.S. Steel produz aço na região desde o final do século XIX, mas, nas últimas décadas, a indústria entrou em declínio, levando ao encerramento e reestruturação de fábricas. Em Junho, a Nippon Steel, a maior siderúrgica japonesa, concluiu a sua aquisição da U.S. Steel por 14,9 mil milhões de dólares (cerca de 12,8 mil milhões de euros), após uma luta de 18 meses para obter a aprovação do Governo dos EUA para o negócio, que foi alvo de escrutínio devido a preocupações de segurança nacional.
Embora os monitores de qualidade do ar não tenham detectado um aumento perigoso do dióxido de enxofre após as explosões de segunda-feira, os residentes num raio de dois quilómetros foram aconselhados a permanecer dentro de casa, fechar janelas e portas e evitar actividades que atraiam o ar exterior, disse a executiva do condado de Allegheny, Sara Innamorato.
A Clairton Coke Works é a maior fábrica de carvão de coque dos Estados Unidos, empregando cerca de 1300 trabalhadores. Opera dez baterias de fornos de carvão de coque, que produzem cerca de 4,3 milhões de toneladas deste material por ano. O coque é produzido através do aquecimento do carvão a altas temperaturas. É utilizado em altos-fornos como parte do processo de fabrico do aço.