O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar o extravasamento de esgoto na praia da Joaquina, Leste da Ilha de Santa Catarina

Análise da Casan comprovou, na época, que líquido derramado na praia da Joaquina é esgoto; Ministério Público Federal abre inquérito para levantar mais informações – Foto: NDTV/NDAnálise da Casan comprovou, na época, que líquido derramado na praia da Joaquina é esgoto; Ministério Público Federal abre inquérito para levantar mais informações – Foto: NDTV/ND

O MPF (Ministério Público Federal) abriu inquérito civil para apurar mais informações sobre a situação envolvendo um extravasamento de esgoto na praia da Joaquina, Leste da Ilha de Santa Catarina.

Segundo o procedimento aberto na semana passada, há um “possível problema” no sistema de tratamento de esgoto de um hotel localizado na beira da praia.

O tema foi denunciado ainda em março de 2025, em matéria veiculada pelo programa Balanço Geral da NDTV/Record TV.

O caso está sendo conduzido pelo procurador Renato de Rezende Gomes que expediu ofícios à Casan, à prefeitura de Florianópolis e ao diretor da Blitz Sanear, pedindo informações sobre a regularidade do sistema de tratamento de esgoto no local.

Esgoto na Praia da Joaquina

A Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) confirmou, em março de 2025, que a denúncia feita pelo Balanço Geral Florianópolis, da NDTV Record, sobre um esgoto ao ar livre, em uma das principais praias de Florianópolis, trata-se de um derramamento irregular.

O flagrante foi registrado na praia da Joaquina, considerada a mais fotografada de Santa Catarina. Segundo a denúncia, enviada à emissora pela ASJ (Associação de Surf da Joaquina), a situação gera mau cheiro e desconforto aos frequentadores da praia.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *