Uma integração de críticas ESG (ambiental, social e governança) na avaliação de fornecedores é uma tendência que tem crescido nos últtimos anos. De Acordo com Dadas fazem Panorama Esg BrasilCerca de 23% Das empresas respondentes Avaliam seus fornecedores utilizando critérios ambientais, sociais e de governança.segundo Daniel Eggers, consultor da Demandesaber e mestre em esg, essina cenário temperos sidomado por regulação regulamentos Mercado Financeiro, que privilégios negócios sustentáis. “Os fornecedores evitam adotar Prático Sustentáveis de forma progressiva, começando por aÇões simplos, como gestão de resínhuos, eficiência energitica e prática. Além disso, devem seguir normas como um abnt pr 2030, certificações buscares ambientais e sociais e investir em governança transparente para fortaleger sua posi ênsoo no mercado ”, explicina o especialista. como regulamentos ambientais e sociais, mas tambema promotas práctas comerciais éticas e transparentes. “Ó Futuro Desetor Dependerá da Adaptação aos Critérios Esg. Empreas que Anteciparem Terão Vantagem Competitiva, Enquanto aquelas que ResistirMIM Podem Perder Mercado. Tendência é uma adesão a prática se Torne um requisito obrigat értero para a participação em cadeias produtivas e finaiamentos ”, desestraca entres para grandes Corporadores que Buscam UM Impacto Positivo Em Sua Cadeia de Fornecimento. Ainda de Acordo com O Panorama, Cerca de 65% Das Empreas Promovem a Formulário ea Capacitaça Dos funcionários, E 61% Estabelecem Uma cultura de diversidade, equidade e inclusão.para oghers, uma adóia de Boas PRRICADEAS e Inclocesen deva. FormA ética, com transparênica e Responserabilidade, Evitando Fraudes e corrupção.
“Os fornecedores que não adtarem estes critérios correm riscos como exclusão de Grandes Cadeias Produtivas, Dificuldade de acesso a crédito, menor atratividade para investida e impactos negativos na reputação. Além Disso, podem Enfrentar Sanção Reguladores e Custos Elevados com as adequadas Tardias. ”Ó Especialista Afirma ainda que o Esg Não ÍMA UMA tendência Passageira,“ mas transformada transformada estrutrural NOS NEGÓCIOS ”. Para ele, fornecedores que enxergarem essa mudança como uma optorunidade estratégica estarão mais preparar os para o futuro.
“Um Verdesaber, por exemplo, Ofrece Ferreios para Pequenas Empresas implementar Estes Critérios de Forma Acessível”, Finaliza.