A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Ji-Paraná anunciou nesta quarta-feira (10/9), que partir desta data o público já poderá contar com um dispositivo chamado: ‘Defesa Civil Alerta’, a ser utilizado em casos de Desastre Natural através de mensagens de texto (SMS). Informou a coordenadora Meire Zanetin.
O dispositivo foi desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão ligado ao Ministério das Comunicações. De acordo com a coordenadora, o sistema utiliza a rede de telefonia celular 4G e 5G para emitir avisos sonoros e mensagens que interrompem qualquer uso do aparelho, mesmo em modo silencioso, e sem necessidade de cadastro prévio.
Esse sistema foi testado em agosto do ano passado, como projeto piloto em 11 municípios brasileiros, por um período de 30 dias. Segundo a Anatel, 87% dos entrevistados aprovaram a ferramenta, reconhecendo sua eficácia na comunicação de riscos e desastres com ameaça à vida. Entre os objetivos do novo sistema estão: Apresentar o sistema para a população local, respeitando diversas realidades culturais e níveis de inclusão digital; Conscientizar sobre a importância dos alertas para a segurança pública; Informar que se trata de uma fase de testes, evitando alarmismos; Educar sobre o funcionamento dos alertas e as ações recomendadas em diferentes cenários; Engajar agentes públicos, equipes de defesa civil, formadores de opinião e comunidades locais para garantir uma resposta rápida e coordenada.
J Nogueira/PortalSGC