André Pinotes Batista (PS) e Paulo Núncio (CDS-PP) estiveram Frente a Frente no NOW.
André Pinotes Batista (PS) e Paulo Núncio (CDS-PP) estiveram Frente a Frente no NOW na noite desta quarta-feira e falaram sobre a crise da habitação vivida em Portugal, no âmbito das demolições das casas ilegais no Bairro do Talude, que têm marcado os últimos dias.
André Pinotes Batista começou por ciritcar a pressa dos Governos da Aliança Democrática “em responder à perceção em vez de ao problema estrutural”.
“É uma pressa persistente neste Governo, neste momento temos o problema da habitação agudizado”, explicou o deputado do Partido Socialista.
André Pinhotes argumenta ainda que o Programa Mais Habitação do PS, considerado um “desastre” pela AD por atacar a propriedade privada, iria trazer políticas de Estado fortes, como já existem em países como a Holanda que não são de esquerda.
Por sua vez, Paulo Núncio refutou que enquanto o PS governou oito anos, o segundo Governo da AD teve inicío há um mês, governando um total de um ano. Argumenta ainda que durante as quase duas décadas de Governo PS, a crise da habitação apenas agravou. Afirma ainda assim o Governo atual a irá resolver.
O deputado do CDS afirmou ainda que a mudança na lei dos solos permitiu o aumento da construção privada, que é “fundamental” para o mercado.
“O Governo [da AD] mais que duplicou as casas que o Partido Socialista queria construir em termos públicos. Já são cerca de 50 mil e queremos chegar às 100 mil de construção pública”, afirma.