A 15ª edição do Marcas dos Cariocas, divulgado na última quinta- -feira, dia 12 de dezembro, revelou as empresas favoritas dos moradores da Cidade Maravilhosa em 2024. Realizada pelo jornal O GLOBO, em parceria com a TroianoBranding, a pesquisa aponta as marcas de produtos e serviços que mais agradaram à população do Rio e da Região Metropolitana. Para se destacar no ranking, foi preciso ter boas avaliações em 43 categorias e seis dimensões de negócios: qualidade, respeito, preço, identidade, evolução e a estreante ESG.
A pesquisa ouviu 2.150 pessoas e seguiu um rigoroso processo técnico. O estudo contou com uma média de 457 indivíduos por categoria para identificar as principais instituições nos seus respectivos segmentos e construir o ranking de cada setor. A composição do grupo que fez a avaliação seguiu padrões técnicos, respeitando a distribuição igualitária das variáveis sexo, idade e renda da população.
A nova dimensão ESG trouxe à tona a relevância da sustentabilidade para os consumidores cariocas, tão conectados com um estilo de vida que visa ao cuidado com o corpo, ao mesmo tempo que usufrui de um dos principais cartões-postais do país.
O destaque desta edição foi a Uber, líder em cinco das seis dimensões (qualidade, respeito, preço, identidade e ESG) e vencedora na categoria App de Transporte. Pelo terceiro ano consecutivo, a Claro conquistou o primeiro lugar em três categorias: Internet Banda Larga, Telefonia Móvel e TV por Assinatura.
— O nosso propósito é seguir evoluindo, reforçando o reconhecimento como uma marca plural, convergente, com multiprodutos e para públicos diversos — afirma a diretora da Claro para a regional Rio de Janeiro e Espírito Santo, Gabriela Derenne.
O presidente do Conselho de Administração da Rede D’Or, Jorge Moll, empresa vencedora na categoria Hospitais e Clínicas Particulares, também comemorou o destaque no ranking.
— O carioca reconhece que a Rede D’Or é sinônimo de medicina de excelência. Para nós, é motivo de muito orgulho permanecer sempre entre essas empresas mais admiradas pelos cariocas, pois tudo começou aqui no Rio, com o Barra D’Or, em 1998 — afirma.
Havaianas segue invicta como a marca que mais tem a cara do Rio, enquanto a Samsung ganha em Evolução — dimensão conquistada, até então, pela Uber, em 2023; e, em 2022, pela rede de academias Smart Fit.
— Receber o título de A Cara do Rio por 13 anos consecutivos é um orgulho, pois reforça a consistência da marca e sua forte conexão com os cariocas. Acreditamos que a Havaianas reflete a ginga e alegria dos brasileiros de forma autêntica, gerando uma identificação natural com os consumidores. Seguimos valorizando essa conexão com o estilo de vida carioca — enaltece a VP Global de Marketing da Havaianas, Maria Fernanda Albuquerque.
Outras empresas que estão entre as preferidas dos cariocas, em seus respectivos segmentos, são Nike, Volkswagen, Nubank, Pilão, Heineken, Gol, Tenda, Johnson & Johnson, Decolar, Cultura Inglesa, Santa Mônica Rede de Ensino, Pacheco, McDonald’s, Boticário Claro, Sérgio Franco, Casas Bahia, Brastemp, Visa, Rio Decor, C& A, Claro, Amil, Postos BR, Pedigree, Natura, Coca-Cola, Outback, Bradesco, BarraShopping, Mercado Livre, Kibon, Guanabara e Estácio.
Para o VP executivo e diretor geral da agência de publicidade WMcCann Rio, Marcio Borges, o Marcas dos Cariocas destaca com muita clareza as empresas que conseguem se conectar com os valores e o estilo de vida de quem mora no Rio.
— O carioca respeita e escolhe marcas que, independente da sua origem, espelham a cultura da cidade, a vida ao ar livre, o contato com a natureza. Uma vida mais descontraída e informal que preza pela socialização. Além disso, a conexão com a sua comunidade e a simplicidade são características essenciais de um carioca — acrescenta.