A empresa de tecnologia veneziana Aton anuncia os novos recursos de sua plataforma de software “.onMeter”, que hoje atende 150 mil pessoas na Itália e 250 mil no mundo todo: ela também é usada na Grã-Bretanha, França, Alemanha, Polônia, Dinamarca e no exterior, nos Estados Unidos. CEO De Nardi: “Graças aos medidores inteligentes e à IA, limitamos a poluição”
Em plena estação mais fria, surge a necessidade de garantir a Aquecimento doméstico e nos deparamos com usuários domésticos que ainda dependem do gpl e em combustível diesel como fonte de energia para aquecimento de empresas, residências e prédios de apartamentos. Aton, empresa de tecnologia sediada em Treviso, atua no fornecimento de soluções digitais para empresas especializadas na distribuição de gás e água. O meio? É chamado “.onMedidor”, uma plataforma de software de IoT (internet das coisas) desenvolvida para essas necessidades específicas, que permitiu à empresa firmar parcerias com gigantes globais do setor e ampliar sua atuação, bem como em Itália, Também em Grã-Bretanha, Polônia, França, Alemanha, Dinamarca e também no exterior, no EUA.
Aquecimento doméstico, tanques com IA
Até hoje, aproximadamente quatrocentos mil usuários utilizam o serviço de telemetria Aton, 150 mil na Itália e 250 mil no exterior. De fato, há aproximadamente 1.300 municípios italianos que ainda não estão conectados à rede de metano, 15% do total, onde vivem aproximadamente quatro milhões de pessoas (dados ANCI). Entre os parceiros estratégicos que firmaram acordo com a Aton para difusão de tecnologias inteligentes que racionalizam o uso do gás, está a Shv Energy, gigante holandesa que abastece 26 milhões de clientes no mundo todo com o apoio de 13.000 funcionários em 25 países. As marcas da Shv Energy incluem Calor (Reino Unido), Gaspol (Polônia), Primagaz (França), Primagas (Alemanha), Supergasbras (Brasil) e Liquigas (Itália), entre outras, com as quais a Aton colabora há mais de vinte anos.
A Aton está entre as primeiras empresas no mundo a criar com “.onMeter” uma plataforma de IoT aprimorada por IA capaz de se integrar de forma aberta com dispositivos inteligentes para coleta de dados de campo de qualquer fabricante que ofereça um verdadeiro sistema de ponta a ponta de alerta automático que dispara o reordenação de combustível para evitar faltas inesperadas de combustível (sem aquecimento ou gás para cozinhar).
Aton, o que disse o CEO De Nardi
“Estamos conscientes de que devemos caminhar para uma redução progressiva do uso de combustíveis fósseis”, declara o CEO da Aton, Giorgio De Nardi. “Já estamos na vanguarda da orientação da transição, minimizando o impacto ambiental desta fonte de energia, explorando também a inteligência artificial. Com nossas soluções de telemetria, distribuição e manutenção, ajudamos nossos clientes a otimizar e tornar suas operações e atividades de controle mais eficientes. Fazemos isso mapeando o consumo dos produtos, tanto para redes canalizadas quanto para tanques de usuários privados, permitindo às empresas otimizar compras, consumos e entregas, com consequente redução do seu impacto ambiental”.
A plataforma “.onMeter” é 100% nuvem que coleta e padroniza dados de consumo de medidores inteligentes e unidades de telemetria de tanques em qualquer país do mundo. Isso agiliza o processo de armazenagem, distribuição e faturamento do produto, graças aos aplicativos acessíveis a partir de dispositivos móveis que equipam as frotas de caminhões que entregam o produto, a granel ou em cilindros, nas instalações dos clientes. Ativos, como botijões de GLP, gases técnicos e tanques, são rastreáveis com a tecnologia RFID, o que permite o reconhecimento massivo de todos os ativos distribuídos por regiões geográficas, valorizando corretamente a situação financeira dos ativos no balanço da empresa ao longo de seu ciclo de vida.
A IA Aton tem um papel fundamental na viabilização do diálogo com dados e sistemas,integração com documentos e dados de fontes heterogêneas, a interpretação em tempo real de grandes fluxos de dados, internos e externos à empresa, para prever e planejar uma organização operacional perfeita e identificar comportamentos não imediatamente visíveis em painéis tradicionais, o que significa “conversar com seus dados”.