
Caças F-16V de Taiwan fora de serviço após acidente. A Força Aérea de Taiwan, ou Força Aérea da República da China (RoCAF), suspendeu parcialmente as operações da sua frota de caça Lockheed Martin F-16V Fighting Falcon, após a queda de uma aeronave em missão de treinamento.
Ó F-16V “Víbora” da 5ª Ala Tática Mista (TCW) desapareceu no mar, na costa de Hualien, na manhã de 6 de janeiro. O piloto, Capitão Hsin Po-yi, relatou uma falha no Computador de Missão antes do desaparecimento dos radares às 07h29 (horário local). Desde então, equipes de buscas seguem buscando militares que ainda não foram localizados.
Após o acidente, a RoCAF suspendeu todas as missões de treinamento com F-16V, mantendo apenas as funções de alerta de defesa aérea, informou o Ministro da Defesa Nacional, Wellington Koo. A suspensão foi motivada para uma inspeção da frota.
“Inspeções especiais em todas as aeronaves de combate F-16V já foram planejadas e devem ser concluídas em 10 de janeiro”acrescentou Koo. “Não deve haver lacunas na capacidade de combate.”
Este foi o segundo acidente com um F-16V modernizado da RoCAF. O primeiro “Viper” foi perdido em janeiro de 2022.
Siga-nos não X, Facebook, YouTube e Linkedin
Entre no nosso grupo do WhatsApp
@FFO
Relacionado


