“Explosões na capital. As forças de defesa aérea estão em funcionamento. Permaneçam nos abrigos!”, disse o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, no Telegram.

“Por favor, permaneçam em locais seguros! O inimigo está a atacar a capital”, declarou, por sua vez, o chefe da administração militar local, Timur Tkatchenko.

A Força Aérea da Ucrânia anunciou também um alerta aéreo em todo o país às primeiras horas de sábado e informou nas redes sociais que drones e mísseis estavam a sobrevoar várias regiões da Ucrânia, incluindo a capital.

Os jornalistas da AFP em Kiev ouviram várias explosões fortes pelas 1.30 horas locais (23.30 horas de sexta-feira em Portugal continental), algumas acompanhadas de clarões intensos.

O alerta aéreo surge no momento em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se prepara para se reunir com o presidente Donald Trump na Florida, no domingo, para discutir uma proposta de plano para pôr fim aos combates que mataram dezenas de milhares de pessoas desde 2022. A Rússia acusou Zelensky e os seus aliados da União Europeia (UE), na sexta-feira, de tentarem “sabotar” o plano mediado pelos EUA. O plano mais recente é uma proposta de 20 pontos que congelaria a guerra na atual linha da frente, mas abriria caminho para a Ucrânia retirar tropas do leste, onde poderiam ser criadas zonas tampão desmilitarizadas, de acordo com detalhes revelados por Zelensky esta semana.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *