Equipes estão no local e realizam as medidas necessárias para a retirada do óleo da água em Chapecó. Foto: Roberto Bortolanza/ND MaisApós dois dias de interrupção, a Casan retomou parcialmente a captação de água no Lajeado São José, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, nesta quinta-feira (25). A suspensão ocorreu na madrugada de quarta-feira (24), após a confirmação da presença de óleo na água.
Segundo a companhia, foram realizados testes operacionais com o descarte da primeira tomada d’água. Até o momento, os resultados indicam que a qualidade da água é adequada para o tratamento. A previsão é normalizar nas próximas 24 horas o abastecimento de água em Chapecó.
Com a retomada, a água já está sendo encaminhada à estação de tratamento e a vazão disponibilizada ao sistema passou a atender cerca de 75% da necessidade do município.
Também está mantida a captação alternativa no Rio Tigre, em Guatambu, e, com isso, a vazão disponibilizada ao sistema passou para 100% da necessidade do município.
De acordo com a Casan, o sistema de rodízio foi encerrado na manhã desta sexta-feira (26), mas, é importante o uso consciente e econômico da água.
Um vazamento de óleo interrompeu a captação de água em Chapecó. Foto: Roberto Bortolanza/ND MaisFalta de água em Chapecó
A normalização do abastecimento em Chapecó ocorre de forma gradual. De acordo com a Casan, a medida é preventiva, em razão dos impactos causados pela contaminação por óleo.
Durante as ações de limpeza, foram removidos cerca de 100 metros cúbicos de material contaminado e aproximadamente 30 mil litros da mistura de óleo e água, com o auxílio de caminhões hidrovácuo.
A operação contou com o apoio de diversos órgãos públicos, entre eles o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil e a Prefeitura de Chapecó.
O Lajeado São José foi contaminado com óleo. Uma investigação determinará a origem do produto; abastecimento de água em Chapecó será normalizada nas próximas 24h.Foto: Eduardo Florão/ND MaisCausas do vazamento serão investigadas
A Prefeitura de Chapecó também se manifestou por meio de nota, informando que acompanha desde a noite de segunda-feira (22) os desdobramentos do vazamento de óleo no Lajeado São José. Conforme o município, serão realizados trabalhos administrativos e técnicos para apurar as circunstâncias do ocorrido e definir as medidas necessárias para minimizar os danos ao manancial.
A origem do vazamento de óleo segue sob investigação.
