
Após mais de cinco meses de pesquisa diligente, o Sr. Nguyen e seu filho aperfeiçoaram uma solução de escape por cabo inclinado, combinando um dispositivo de descida lenta com um freio auxiliar, um amortecedor duplo, um sistema de ancoragem na parede com compensação automática e uma ferramenta de tensionamento do cabo. Essa solução permite que pessoas em andares superiores deslizem até o solo em um ângulo, limitando o risco de exposição à fumaça e ao fogo e reduzindo lesões na aterrissagem.
Nos últimos dias, repórteres do jornal News and Ethnic Groups visitaram a casa do Sr. Nguyen para conhecer e testemunhar o processo de teste do sistema; eles também testaram diretamente o método de fuga usando cabos diagonais e constataram que ele é muito seguro.


Segundo o Sr. Nguyen, na fase inicial, o dispositivo foi testado com objetos pesados e, posteriormente, com pessoas, em alturas que variavam de alguns metros a cerca de 25 metros. “Através de inúmeros testes, todos os parâmetros operaram de forma estável, de acordo com os cálculos teóricos. Considero esta solução verdadeiramente eficaz em situações de fuga de emergência”, afirmou o Sr. Nguyen.
O Sr. Nguyen Toai Nguyen disse que a ideia surgiu de perguntas muito práticas feitas por sua filha, Nguyen Ha Hai Nguyen (aluna do 11º ano do Ensino Médio na Escola Ly Thuong Kiet). Inspirados por incêndios em prédios altos que causaram muitas vítimas, pai e filha trabalharam juntos para encontrar uma solução para o problema de uma fuga segura em situações onde escadas de corda ou elevadores não estavam disponíveis.



Segundo a descrição do Sr. Nguyen, um ponto de ancoragem fixo será instalado no telhado ou na varanda, preso à parede. Em caso de incêndio, quem estiver em cima simplesmente conecta um cabo ao ponto de ancoragem, baixando a outra extremidade do cabo até o chão junto com um amortecedor. Quem estiver no chão prenderá o cabo a um carro, portão ou tronco de árvore e fixará molas e flutuadores com amortecedores. Os socorristas usarão um arnês, conectarão um dispositivo de descida lenta ao cabo e deslizarão em um ângulo; o amortecedor abaixo ajudará a reduzir o impacto na aterrissagem. O sistema permite que várias pessoas escapem simultaneamente, reduzindo o tempo de fuga e o risco de lesões.
Existem atualmente duas versões da solução de escape por cabo inclinado. A versão com cabo duplo utiliza dois cabos, é leve (menos de 1 kg) e mais barata, mas demora mais tempo a instalar. A versão com cabo único tem a vantagem de uma instalação mais rápida e um escape mais ágil, mas é mais pesada (3-6 kg) e mais cara.

A Sra. Nguyen Thi Cam Dung (51 anos, residente na comuna de Hoc Mon), que participou diretamente dos testes do sistema de fuga, afirmou tê-lo testado quatro vezes em diferentes alturas e se sentiu segura em todas as ocasiões. “Ao usar o dispositivo, me senti muito confortável e sem qualquer sensação de ansiedade, mesmo em uma casa de três andares. O deslizamento foi suave, estável e conveniente. Na minha opinião, esta é uma solução que pode auxiliar na fuga rápida em caso de incêndio”, compartilhou a Sra. Dung.


Segundo o Sr. Nguyen, em setembro de 2025, ele submeteu quatro pedidos de patente ao Escritório de Propriedade Intelectual, incluindo: um dispositivo de ancoragem autocompensador para ângulo de perfuração multidirecional; um dispositivo de descida lenta para fuga utilizando cabos inclinados; um dispositivo de amortecimento de solo para fuga utilizando cabos inclinados; e um procedimento para fuga em caso de incêndio e explosão em edifícios altos utilizando cabos inclinados. Todos os pedidos foram co-escritos por Hai Nguyen e foram formalmente aceitos, estando atualmente em fase de avaliação de mérito.
Segundo o Sr. Nguyen, caso a patente lhe seja concedida, ele estaria disposto a renunciar aos seus direitos exclusivos sobre o procedimento de escape com cabo, conforme solicitado por sua filha, a fim de disseminar amplamente essa solução para a comunidade. “Minha filha e eu queremos compartilhar essa solução para contribuir com mais uma opção para ajudar as pessoas a escaparem com segurança em caso de incêndio”, afirmou o Sr. Nguyen.
Ao falar sobre seu papel, Nguyen Ha Hai Nguyen disse que atua principalmente como “consultora”, frequentemente fazendo perguntas e apontando riscos para que seu pai possa ajustar e aprimorar o equipamento. Ela aplica seu conhecimento de física sobre atrito e colisões, juntamente com sua experiência prática, para propor ideias adequadas.
“O que mais desejo não é ganho pessoal, mas sim contribuir com uma solução que ajude as pessoas a escapar em segurança. Perder entes queridos é uma dor imensa, e espero que esta solução possa, de alguma forma, aliviar as perdas para a sociedade”, compartilhou Hai Nguyen.
Fonte: https://baotintuc.vn/van-de-quan-tam/hai-cha-con-voi-sang-kien-thoat-hiem-chay-no-nha-cao-tang-bang-cap-xien-20251223202222605.htm
