Um incêndio atingiu, nesta terça-feira (25), o prédio do Ministério da Igualdade Racial (MIR) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O Bloco C, que também é utilizado por mais cinco pastas, foi evacuado. 

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), apenas alguns andares foram atingidos. Ao menos sete pessoas foram levadas para o hospital, uma com queimaduras em diversas partes do corpo e seis com intoxicação por inalação de fumaça. Outras 24 pessoas foram atendidas no local.

Em coletiva de imprensa, a corporação informou que o fogo teve início após uma explosão, durante uma inspeção rotineira na subestação de energia. A causa será divulgada após o laudo pericial.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela gestão do bloco, informou, em comunicado oficial, que houve um curto elétrico após uma intervenção realizada pela CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. (CEB IPES), na área externa do lado oeste do bloco C.  

“Um técnico da CEB ficou ferido com mais gravidade e foi conduzido ao hospital, assim como 6 pessoas por inalação de fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros outras 20 pessoas foram atendidas no local. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem no bloco C”, diz trecho da nota. 

Fachada do Ministério da Igualdade Racial, Brasília, 25 de novembro de 2025
Fachada do Ministério da Igualdade Racial, Brasília, 25 de novembro de 2025. Foto: Camila Rodrigues da Silva/Alma Preta

A Alma Preta questionou a Neoenergia sobre as causas da explosão e se a concessionária fez inspeção no local recentemente. Até a publicação deste texto não houve resposta. O espaço segue aberto.

Também nesta terça-feira, agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foram acionados após uma suspeita de bomba no Ministério da Ciência de Tecnologias (MCTI), na Asa Norte da capital federal. A ação ocorreu após uma mala ser deixada em frente ao prédio da pasta. 

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *