Explosão de carro deixou oito mortos e 19 feridos perto do Forte Vermelho, um dos principais pontos turísticos da capital indiana.

Explosão de carro deixou oito mortos e 19 feridos perto do Forte Vermelho, um dos principais pontos turísticos da capital indiana. – Foto: Reprodução

Terça da Carne

Pelo menos oito pessoas morreram e 19 ficaram feridas após a explosão de um carro no centro de Nova Délhi, capital da Índia, nesta segunda-feira (10), informou o Corpo de Bombeiros local. A detonação ocorreu próximo ao Forte Vermelho, um dos monumentos históricos mais visitados do país.

Canal WhatsApp

De acordo com as autoridades, o veículo explodiu perto de um dos portões da estação de metrô que atende o ponto turístico. O incêndio provocado pela explosão atingiu outros seis carros e vários táxis motorizados “tuk-tuk”, além de danificar a estrutura de prédios vizinhos.


Relatos e operação de resgate – O comissário de polícia de Délhi, Satish Golcha, afirmou que o carro circulava lentamente e explodiu ao parar em um semáforo. O impacto da explosão espalhou destroços e chamas pelas ruas do movimentado bairro de Old Delhi, uma das áreas mais densas da capital.


O hospital próximo ao local foi isolado por forças de segurança, e familiares das vítimas se reuniram na porta em busca de informações.


“Meu irmão me ligou e disse que estava ferido na perna e não conseguia andar. Um veículo em chamas atingiu a motocicleta em que ele estava”, contou Musarrat Ansari, à agência AFP.


“Saí correndo com meus filhos e vi vários veículos em chamas, partes de corpos por toda parte”, disse Om Prakash Gupta, à Associated Press.


A Agência Nacional de Investigação (NIA), responsável por casos de terrorismo na Índia, assumiu a apuração do caso. A polícia afirma que todas as hipóteses estão sendo consideradas, incluindo falha mecânica, acidente e ataque coordenado.


O Ministro do Interior, Amit Shah, disse que o veículo envolvido era um Hyundai i20 e que imagens de câmeras de segurança serão usadas na investigação.


“Estamos explorando todas as possibilidades e conduzindo uma investigação minuciosa. Apresentaremos os resultados assim que possível”, afirmou Shah.


O governo indiano determinou alerta máximo de segurança no aeroporto internacional de Nova Délhi, nas estações de metrô e em edifícios governamentais.


Símbolo histórico – O Forte Vermelho, palco da explosão, é um patrimônio do século XVII e um dos principais cartões-postais da Índia. Localizado a cerca de 6 quilômetros do Parlamento, o monumento é palco do discurso anual de independência proferido pelo primeiro-ministro Narendra Modi, todo dia 15 de agosto.


Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Modi lamentou a tragédia.


“Meus sentimentos àqueles que perderam entes queridos na explosão em Délhi. Que os feridos se recuperem o mais rápido possível.”


Imagens divulgadas pela mídia local mostram veículos carbonizados, fumaça intensa e cordões policiais isolando o perímetro.


Assine a Newsletter



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *