Oito placas foram instaladas para alertar os banhistas sobre os riscos de contaminação (Foto: Colaboração)
O relatório final da Comissão Técnica de Estudos formada para analisar as condições da represa do Parque Pinheirinho deve emitir um relatório final em dezembro. Até lá, a represa segue interditada para uso, sem previsão de reabertura.
Diversas medidas foram tomadas e, segundo a prefeitura, resultados de análises da água indicam uma melhora na qualidade, dentro dos padrões de balneabilidade classe 2.
Em novembro, novas coletas de amostras devem ser realizadas, considerando o início do período de chuvas em Araraquara. A administração municipal afirmou em comunicado, que apesar da melhora inicial, ainda são necessárias outras intervenções relacionadas ao assoreamento da represa, limpeza e controle orgânico da água.
Histórico
Por causa de contaminação apontada por laudo técnico – de que a água estava imprópria e apresentava grave risco à saúde de banhistas -, a represa do Parque Pinheirinho foi interditada no fim de julho, sem previsão para reabertura.
Na época, amostras da represa identificaram a presença de coliformes totais e Escherichia coli (E. coli), grupo de bactérias que indica contaminação da água, como por fezes.
Em agosto, duas semanas após a interdição, a prefeitura instituiu uma Comissão Técnica de Estudos, compostas por várias secretarias, para identificar as causas da contaminação e definir soluções.
O prazo definido pela portaria que instituiu a comissão era de 120 dias para a execução de ações e mais 30 dias para a elaboração de propostas baseadas nos resultados obtidos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on Araraquara: (16) 99151-3088.
O Grupo EP usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa
