Ex-líder francês tem recusado comida por medo de contaminação

6 nov
2025
– 13h43

(atualizado às 14h53)

Uma dieta restritiva composta apenas por iogurtes e alimentos enlatados, adotada pelo ex-presidente da França Nicolas Sarkozy (2007-2012) na penitenciária de La Santé, em Paris, tem gerado preocupação entre amigos, familiares e pessoas próximas a ele, informou o semanário Le Point nesta quinta-feira (6).




Sarkozy foi detido para cumprir pena de cinco anos

Sarkozy foi detido para cumprir pena de cinco anos

Foto: ANSA / Ansa – Brasil

Segundo a publicação, o ex-líder francês ? detido para cumprir uma pena de cinco anos de prisão por associação criminosa no caso que investiga o suposto financiamento líbio de sua campanha presidencial em 2007 ? tem se recusado a consumir as refeições servidas no presídio.

O motivo seria o receio de que sua comida seja adulterada por outros detentos. “Ciente da hostilidade que muitos companheiros de cela nutrem por ele, ele se recusa a tocar até mesmo no menor prato servido em sua cela. Por medo de que alguém cuspa em sua comida, ou pior”, relata o “Le Point”.

A situação se agrava porque Sarkozy, aos 70 anos, também teria recusado a alternativa de preparar suas próprias refeições ? possibilidade oferecida a alguns detentos. “Ele nem sabe cozinhar um ovo”, confidenciou uma pessoa próxima ao ex-presidente ao semanário.

Como resultado, Sarkozy estaria se alimentando quase exclusivamente de iogurtes e de outros produtos lacrados, como atum enlatado, comprados na cantina da prisão desde o dia 21 de outubro, quando foi detido.

Ainda segundo a publicação, uma de suas primeiras aquisições no presídio foi uma vassoura, usada para manter limpa a cela de cerca de 10 metros quadrados.

A expectativa é de que o Tribunal de Apelação de Paris analise, no próximo dia 10 de novembro, o pedido de libertação provisória de Sarkozy, enquanto o julgamento em segunda instância sobre o caso de financiamento ilícito está previsto para março de 2026.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *