Ciclista britânico 'ganha' novo rosto através de impressão 3D após ter ficado desfigurado em acidente<div class="credits">Canva</div>

Mundo

Dave Richards, de 75 anos, foi atropelado por um motorista alcoolizado em julho de 2021 quando circulava de bicicleta. O acidente grave custou-lhe metade do rosto devido a queimaduras de terceiro grau. Agora tornou-se pioneiro num sobrevivente do rosto protegido pela tecnologia 3D.

Canva

Um homem de 75 anos tornou-se o primeiro a receber um rosto impresso em 3D através do Serviço Nacional de Saúde Britânico. David Richards sofreu queimaduras graves de terceiro grau, após ser atropelado por um motorista alcoolizado em julho de 2021, quando circulava de bicicleta, e, por isso, tinha metade do rosto desfigurado.

A prótese mimética do novo centro médico 3D, do SNS britânico (NHS), ajusta-se ao espaço do seu rosto que ficou ‘vazio’ e imita o cor do seu cabelo, dos seus olhos e da sua pele.

Richards, de Devon, disse que os cirurgiões queriam salvar-lhe o olho, mas “estavam preocupados que qualquer infecção pudesse espalhar-se” do olho para o nervo ótico e daí até ao cérebro. Por, esse motivo, o olho foi removido. O britânico admitiu que teve “sorte de sobreviver” ao acidente, mas desejava recuperar o rosto.

Durante o processo de recuperação, foi referenciado para próteses reconstrutivasque estavam disponíveis no novo centro médico Bristol Modelo 3Dó primeiro do tipo no Reino Unido a ter digitalização, design e impressão 3D num único local do serviço britânico de saúde.

“Quando surgiu a capacidade 3D, abriu-se uma gama enorme de possibilidades”explicado ao jornal Daily Mail. O britânico disse que criar uma prótese foi uma experiência “surreal”, mas que ajudou a ganhar confiança.

Ricardo continua a recuperar do acidente, mas a ajuda inovadora dos tratamentos com recurso à tecnologia 3D tem sido uma agradável surpresa uma vez que nasceu que estava cético inicialmente.

O centro, sediado em Frenchay, Bristol, fornece suporte científico e técnico a pacientes de trauma por meio de tecnologia digital de última geração e conhecimento especializado em soldagem.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *