A Rede Santa Catarina recebeu pela primeira vez a certificação Great Place to Work (GPTW), reconhecimento internacional de concessão a empresas avaliadas positivamente em aspectos como clima, cultura e gestão de pessoas. O selo é atribuído com base em pesquisas de percepção de colaboradores e critérios de boas práticas organizacionais.
De acordo com Alline Cezarani, superintendente da Rede Santa Catarina, a certificação reflete uma trajetória marcada pela integração de valores institucionais à gestão. “A certificação GPTW reforça nossa cultura centenária de propósito e cuidado integral com as nossas pessoas, expressa no modelo ASG+E, que integra sustentabilidade, impacto social, governança e espiritualidade ao dia a dia da instituição”, afirma.
O modelo ASG+E (Ambiental, Social, Governança + Espiritualidade) foi desenvolvido pela Rede com o objetivo de incluir a espiritualidade como pilar complementar às práticas tradicionais de ESG. A proposta, segundo a instituição, busca orientar lideranças, promover o bem estar coletivo e fortalecer uma cultura organizacional pautada em ética e inclusão.
Para Elaine Ferreira, diretora de Gestão de Pessoas e ESG, o resultado é consequência de ações contínuas de valorização e escuta dos colaboradores. “Iniciativas como o programa Florescer, que oferece apoio psicológico, social e jurídico aos colaboradores em situações de vulnerabilidade, e o A Voz da Nossa Gente, com mais de 48 mil contribuições em 2024, demonstram o compromisso com um ambiente de trabalho seguro, humano e colaborativo”, afirma.
A diretora também cita os indicadores de diversidade e inclusão da instituição. “Além disso, 68% das posições de liderança são ocupadas por mulheres, 22% por pessoas pretas ou pardas e diversas iniciativas inovadoras para a diversidade fortalecem nossa cultura de equidade e inclusão”, acrescenta.
Reconhecimento setorial
A Rede Santa Catarina também foi reconhecida durante o Conahp 2025 por suas práticas de gestão, ética e sustentabilidade. O evento, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), destacou iniciativas inovadoras de governança e de impacto social.
Três hospitais da Rede foram classificados pela Anahp por suas práticas nas categorias Qualidade, Compliance e Engajamento. Dois prêmios recebidos e um foi contemplado com menção honrosa:
- Hospital Santa Catarina – Paulista (SP) — Qualidade, Compliance e Engajamento
- Casa de Saúde São José (RJ) — Compliance e Engajamento
- Hospital Santa Tereza (RJ) — Menção honrosa em Compliance
Os reconhecimentos somam-se à certificação GPTW e indicam o alinhamento da Rede Santa Catarina com iniciativas de governança e sustentabilidade.