Saúde
FDA amplia alerta após detectar lotes do produto com níveis elevados da substância; não há registros de intoxicação
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou a expansão do recall de sachês de frutas e vegetais vendidos em farmácias Walgreens e em alguns varejistas independentes. O recolhimento, iniciado pela Sprout Organics, começou após testes de rotina identificarem níveis elevados de chumbo em um lote do sabor batata-doce, maçã e espinafre. Agora, mais três lotes do mesmo produto foram incluídos na medida.
Segundo a FDA, mesmo pequenas quantidades de chumbo podem elevar os níveis da substância no sangue, oferecendo riscos à saúde, especialmente para crianças. A exposição prolongada pode comprometer o aprendizado, o desenvolvimento e causar problemas duradouros. Até o momento, não há relatos de doenças relacionadas ao consumo dos sachês.
Os produtos afetados foram comercializados em Walgreens e lojas independentes de diversos estados americanos, incluindo a Flórida, além de vendas online. Nenhuma outra grande rede de varejo foi atingida pelo recall, segundo a FDA. Informações adicionais e orientações sobre reembolso estão disponíveis no site do órgão regulador.
Fonte: WFLA