O pai, Leandro Dias, relatou que a intenção do casal era chegar à maternidade, mas perceberem que não haveria tempo

A pequena Ísis Helena nasceu em Joinville, no Norte de Santa Catarina, de um jeito um tanto inusitado: na ambulância do Samu. O parto aconteceu nessa quarta-feira (24), por volta das 12h, ainda a caminho da maternidade.
O pai, Leandro Dias, relatou que a intenção do casal era chegar à maternidade, mas, ao perceberem que não haveria tempo, ele e a esposa, a mãe Andressa dos Santos Antunes, tiveram que parar no posto de atendimento do serviço móvel de emergência.
“Tudo começou quando a gente foi de manhã em um consulta. Então a médica avaliou a minha esposa e disse para irmos direto para a maternidade”, compartilhou Leandro para o ND Mais.
Então, como eles não tem carro, procuraram uma amiga para levá-los. “Andamos cerca de 5 minutos e a bolsa da minha esposa estourou. Daí fomos até o posto de atendimento do Samu, onde todos já nos ajudaram prontamente”, disse.
Como foi o momento do nascimento
A técnica de enfermagem da Prefeitura de Joinville, Geny Calazans, tinha recém chegado à base da unidade quando Leandro e Andressa chegaram às pressas.
Rapidamente, a equipe conduziu a gestante para a ambulância, verificou os sinais vitais e iniciou o contato com a Central de Regulação.
A ambulância tinha se deslocado poucos metros quando a gestante iniciou o trabalho de parto. Geny e o condutor socorrista, Jairo Boemer, pararam o veículo para iniciar imediatamente o atendimento para o parto.
Leandro diz que nem consegue descrever a emoção de ver sua filha nascendo. “Fiquei muito feliz, é a minha primeira filha. Na hora eu nem sabia o que fazer direito, se pegava ela ou registrava o melhor momento da minha vida”, disse.
Ele contou que aproveitaram o momento, registraram com fotos e compartilharam com os profissionais a alegria pela chegada da bebê.
“É uma alegria que vou me lembrar pra sempre, ter a oportunidade de auxiliar uma mãe no parto, e saber que a mãe e o bebê estão bem e saudáveis. É uma criança linda”, emociona-se Geny, que trabalha há 12 anos no Samue é técnica de enfermagem há 16 anos.
Família foi encaminhada para a maternidade Darcy Vargas
Após o nascimento, a família foi transportada em segurança para a Maternidade Darcy Vargas, onde mãe e a bebê passam bem e estão em acompanhamento e exames até o momento da alta.
“Queria também agradecer a equipe do Samu e da maternicade Darcy Vargas, onde tivemos um ótimo atendimento. Pessoal aqui é bem atencioso e cuidadoso”, relatou.
Ísis nasceu bem e saudável, agora a família está na maternidade, onde Isis está fazendo os exames necessários antes de ir para casa.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Trabalhos de parto dentro de uma ambulância são ocorrências mais inusitadas, mas que já fazem parte da rotina intensa das equipes do SAMU.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um serviço de emergência responsável por prestar socorro imediato à população em diversas situações de urgências e emergências, como traumas, casos clínicos, pediátricos, obstétricos, psiquiátricos, entre outros.
Fundamental para salvar vidas e evitar agravamento de determinadas condições de saúde, é um serviço móvel de atendimento 24 horas, gratuito e que pode ser acionado pelo número 192.