A Polícia Militar da Bahia realiza, nesta sexta-feira (26), a partir das 22h, um exercício simulado de alta complexidade no município de Dias d’Ávila. A ação marca o encerramento do VI Curso de Primeiras Respostas a Crimes Contra Instituições Financeiras, promovido pela corporação.
Voltada para o aperfeiçoamento técnico-operacional das tropas especializadas, a atividade simula situações de ataque a instituições financeiras, uma das ocorrências criminosas mais desafiadoras enfrentadas pelas forças de segurança pública, devido ao alto poder de fogo e à ação coordenada dos criminosos.
Durante o treinamento, os moradores da região poderão ouvir explosões controladas e outros ruídos de forte impacto. Segundo a PMBA, os artefatos serão manuseados com total segurança por técnicos explosivistas, dentro de um ambiente monitorado. “Trata-se de um simulado planejado e executado com rigor técnico, voltado à capacitação dos nossos policiais para que atuem com ainda mais eficácia em situações reais”, explicou a corporação por meio de nota.
A PMBA reforça que não há motivo para pânico, já que todo o exercício será realizado sob controle e com acompanhamento de especialistas. A iniciativa visa garantir uma resposta rápida, segura e estratégica diante de ações criminosas que envolvem grande risco à população e às forças de segurança. Além do aprimoramento técnico, a capacitação também fortalece a integração entre diferentes unidades da PM, favorecendo o uso eficiente de recursos táticos e o desenvolvimento de protocolos de ação em cenários de crise. O exercício final, previsto para durar algumas horas, contará com a participação de diversas unidades especializadas da Polícia Militar da Bahia, incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Esquadrão Antibombas.