Vingadores: Doomsday promete ser o maior mergulho do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) no multiverso até agora. O novo filme vai reunir veteranos da franquia, heróis da Saga do Multiverso e até os X-Men da Fox em um crossover de proporções épicas. Mas uma nova teoria indica que os eventos de Ultimato (2019) podem ter condenado o futuro da Terra-616 — e colocado em risco todos os universos.

Nos quadrinhos, o arco Guerras Secretas de 2015 mostrou como as incursões — colisões entre universos — destruíram realidades inteiras e levaram à criação do Battleworld de Doutor Destino. No cinema, esse conceito já apareceu em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), quando o personagem de Benedict Cumberbatch devastou sua própria dimensão ao abusar do dreamwalking.

De acordo com a teoria, a própria viagem no tempo de Vingadores: Ultimato pode ter dado início a uma grande incisão. Ao executar o assalto no tempo para reunir as Joias do Infinito, os heróis abriram ramificações que não existiam: Thanos (Josh Brolin) de 2014 viajou ao futuro, Loki (Tom Hiddleston) escapou com o Tesseract, duas Nebulas (Karen Gillan) se encontraram e Capitão América (Chris Evans) decidiu viver no passado.

Josh Brolin em cena de Vingadores: Guerra Infinita; ele quase atuou em Avatar

Josh Brolin em cena de Vingadores: Guerra Infinita

Divulgação/Marvel Studios

Vingadores 5 vai ser um grande caos

Essas alterações, aparentemente resolvidas, podem ter consequências devastadoras. Da mesma forma que o Doutor Estranho (Cumberbatch) desestabilizou sua realidade, os Vingadores teriam deixado cicatrizes no multiverso que agora podem cobrar um preço altíssimo.

Além disso, outros pontos já apontam para múltiplas incursões no novo longa. Clea (Charlize Theron) revelou a Estranho que seu dreamwalking abriu uma fissura. Já Monica Rambeau (Teyonah Parris) ficou presa no universo dos X-Men em As Marvels (2023). A chegada do Quarteto Fantástico ao MCU também pode envolver a colisão direta entre dimensões.

A sinopse oficial de Vingadores: Doomsday ainda antecipa que Doutor Destino, vivido por Robert Downey Jr., será o responsável por desencadear uma “crise em cascata pelo multiverso”. A especulação é de que ele pode até já estar envolvido na misteriosa nave vista na cena pós-créditos de Thunderbolts*.

Com tantas linhas narrativas se cruzando, a vitória sobre Thanos pode ser apenas o prelúdio de um desastre ainda maior. A luta contra o Titã Louco salvou a Terra, mas abriu caminho para que todo o multiverso esteja agora à beira da destruição.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *