A Fujama investiga a contaminação no Rio Cerro, cujos peixes mortos foram levados pela correnteza ao Rio Jaraguá

Vários peixes mortos apareceram no Rio Jaraguá, em Jaraguá do Sul, no sábado (23). A Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) recebeu denúncias e enviou uma equipe, que identificou a contaminação no Rio Cerro e constatou que os peixes mortos estavam sendo arrastados pela correnteza até o Jaraguá.
Segundo o diretor da Fujama e biólogo Gilberto Duwe, a equipe conseguiu localizar a origem do problema no início da tarde. Amostras de água foram coletadas e enviadas para análise em laboratório. “Foi algo pontual mesmo, algum material descartado de forma irregular, que ocasionou ali a morte dos peixes”, explicou.
Peixes mortos foram arrastados pela correnteza
De acordo com o biólogo, os animais não morreram no Rio Jaraguá. “Esses peixes que estão sendo verificados ali no Rio Jaraguá, eles morreram ontem no Rio Cerro e, agora, estão descendo mortos e aparecendo justamente ali no Rio Jaraguá. Mas a contaminação ocorreu no Rio Cerro”, afirmou.
Fujama coleta amostras para investigação – Vídeo: Divulgação/Fujama/ND
Infração ambiental grave
O diretor destacou que lançar substâncias em rios, provocando a morte de peixes, é uma infração ambiental grave. Dependendo da gravidade, os responsáveis podem ser multados em valores que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, além de ter suas atividades interditadas.
“A gente está buscando, por meio das análises da água, identificar com provas realmente qual a fonte da contaminação e aí sim tomar as providências pra que isso não aconteça mais”, completou.