Por Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)


“Houston, nós temos um problema”
Jack Swigert, Astronauta

 “Falhar não é uma opção”
Gene Kranz, Diretor de voo da NASA


Este artigo trata da liderança, mais especificamente, da sua relação com o cinema. A liderança é a capacidade de mobilizar pessoas para alcançar objetivos comuns e compartilhar resultados desejados.

A extraordinária aventura na qual você está próximo a embarcar diz respeito ao filme norte-americano Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo.

No filme, a frase “Houston, nós temos um problema” se refere ao alerta dado pela tripulação da Apollo 13 ao centro de controle da NASA (“Houston”), que algo de errado havia ocorrido. Na realidade, as palavras verídicas que foram ditas, pelo astronauta Jack Swigert, foram “Okay, Houston, we’ve had a problem here” (“Ok, Houston, tivemos um problema aqui”). Os produtores do filme acharam que a frase no tempo presente seria mais adequada.

O cinema é arte e entretenimento e, nesse sentido, pode se afastar, em menor ou maior grau, da verdade documental.

LUZ, CÂMERA, AÇÃO !

Os filmes do gênero drama, que permanecem exercendo um grande fascínio sobre o público em geral, são caracterizados por relacionamentos difíceis, emoções intensas e um suspense eletrizante. Cabe ainda mencionar, a magnífica interpretação dos atores em relação aos aspectos psicológicos dos personagens durante a missão.

O filme estrelado por Tom Hanks, baseado em fatos reais da história espacial, retrata a épica participação dos astronautas – Jim Lovell (Tom Hanks), Jack Swigert (Kevin Bacon) e Fred Haise (Bill Paxton) – na missão Apollo 13, efetivamente realizada em 1970. Conhecido como um fracasso bem-sucedido foi inspirado no livro  “Lost Moon: The Periplous Voyage of Apollo 13”, que foi escrito pelo astronauta Jim Lovell, que participou da missão, e por Jeffrey Kluge. As adaptações audiovisuais de livros fazem parte da história do cinema.

O Programa Apollo foi um conjunto de missões espaciais realizado, entre 1961 e 1972, com o propósito de levar o homem à lua para explorá-la cientificamente.

O filme, lançado em 1995, aclamado pelo público e pela crítica, é um drama que teve nove indicações ao Oscar e contou com a participação de grandes atores. Conquistou dois Oscar na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (melhor edição e melhor som).

Os problemas da missão Apollo 13 começam quando um curto-circuito gera um incêndio, num tanque de oxigênio do módulo de serviço, acarretando a explosão do mesmo. A partir daquele instante, um dos momentos de maior tensão no filme, não seria mais possível pousar na Lua, mas sim lutar pela sobrevivência.

A importância da gestão de crise, da liderança situacional e do trabalho em equipe, realizado pela NASA em coordenação com os astronautas, foram abordados no longa com grande realismo.

A liderança do astronauta Jim Lovell (Tom Hanks), comandante da Apollo 13, foi marcante durante aquela missão. A grande experiência em missões espaciais, um perfil sereno e a capacidade de tomada de decisão muito contribuiu para que a Apollo 13 retornasse à terra em segurança.

A frase do diretor de voo Gene Kranz “Falhar não é uma opção!” aumentou o foco e a perseverança da equipe que estava na NASA.

  • Filme: Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995)
  • Diretor: Ron Howard
  • Atores Principais: Tom Hanks, Kevin Bacon, Bill Paxton, Gary Sinize e Ed Harris
  • Disponível em: Amazon Prime Video

SITES CONSULTADOS


By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *