A Turquia revelou neste domingo, 27, sua bomba não nuclear mais potente até agora. Batizada de Gazap, a arma tem 970 kg e é capaz de provocar mais de 10 explosões de fragmentação por metro — mais que o triplo de sua antecessora, segundo informou a agência estatal Anadolu.
Além do alto poder de explosão, ela é considerada altamente portátil e pode ser transportada e lançada por um caça F-16, um dos modelos mais comuns nos sistemas de defesa aérea do mundo.
A Gazap é um explosivo termobárico, ou seja, que libera combustível no ar e queima consumindo todo o oxigênio e causando uma explosão de alta temperatura e uma onda de choque de longa duração, extremamente destrutiva.
O aparelho de guerra foi apresentado durante a Feira Internacional da Indústria de Defesa (IDEF) 2025, em Istambul. O evento contou com a participação de grandes nomes da política local, principalmente o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
Um funcionário do governo disse à agência que o equipamento militar passou pelos processos de qualificação e certificação, ou seja, está pronto para ser produzido em massa e utilizado.
Além do Gazap, a Defesa da Turquia anunciou também o Neb-2 Ghost, um míssil capaz de penetrar até 7 metros de concreto, quase o triplo dos equipamentos utilizados pelo Exército dos Estados Unidos, um dos mais desenvolvidos do mundo.
Devido a essa capacidade, o Neb-2 ganhou o apelido de ‘destruidor de bunker’.”