Na noite desta segunda-feira (14), uma série de picos de energia causou um princípio de incêndio no prédio da Prefeitura Municipal de Claraval (MG), danificando todo o sistema de informática da administração pública. Por volta das 19h15, após sucessivas quedas e retomadas abruptas no fornecimento de energia elétrica, os equipamentos que conectavam a rede de informática pegaram fogo.
No momento da ocorrência, o prefeito José Reinaldo Cintra (Avante), a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Luísa Helena Cintra, e o diretor do Departamento de Esportes, Joíson Reis, estavam no prédio e relataram ter ouvido uma explosão seguida de um clarão vindo da sala da secretaria. Os aparelhos instalados em uma rack no teto não suportaram os picos de energia e incendiaram.
Rapidamente, medidas de emergência foram adotadas: o fornecimento de energia foi interrompido e as chamas controladas com o uso de extintores e água, evitando que o fogo se espalhasse para outros setores. Apesar disso, uma densa nuvem de fumaça tomou conta do prédio, deixando as salas sujas com fuligem.
Entre os equipamentos destruídos estavam um nobreak, uma suíte de 24 portas de conexão de rede, um roteador MikroTik e uma unidade de rede óptica, responsável pela recepção do sinal de internet via fibra óptica. Felizmente, os dados da prefeitura não foram afetados, pois permanecem salvos em sistema de armazenamento em nuvem.
O prefeito Zé Reinaldo determinou a realização de um levantamento completo dos prejuízos e se reunirá nesta terça-feira (15) com o setor administrativo para definir as ações emergenciais de reestruturação do sistema. O atendimento ao público ficará restrito até que o serviço de informática seja restabelecido.
Portal Hertz Notícias
Reclamações, Denúncias e Dúvidas?