Andrea Vulcanis, secretária de Meio Ambiente. (Foto: Reprodução)

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andreá Vulcanis, fez um apelo à população de Padre Bernardo após o desmoronamento de uma montanha de lixo no lixão da empresa Ouro Verde, ocorrido no dia 18 de junho.

“Nós estamos recebendo vídeos e informações de que pessoas estão acessando a área do aterro para tirar fotos e fazer registros em vídeo, e isso é extremamente perigoso”, alertou a titular da pasta.

Entre os riscos citados pela secretária estão quedas nas pilhas de rejeitos e possibilidade de contaminação, com risco à vida.

Grupos de visitação

Ainda no apelo, Andreá Vulcanis informou que a Semad criará grupos de visitação para que moradores possam acessar o local com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“A comunidade, se tiver interesse em ver o local, a gente entende isso. Pedimos que procurem a Semad. Vamos formar grupos de visitação para que possam acessar com segurança e ver com os próprios olhos o que está acontecendo. Não façam isso de forma individual e sem EPI”, reforçou.

Lixão de Padre Bernardo

No dia 18 de junho, uma montanha de lixo desabou sobre uma área de preservação permanente da cidade, situada no Entorno do Distrito Federal.

O material contaminou o Córrego Santa Bárbara, e há temor de que outras pilhas de rejeitos também desmoronem.

A Semad exigiu que a empresa Ouro Verde, responsável pelo local, apresente documentos e projetos técnicos para viabilizar o isolamento hidráulico da área afetada. Também determinou como ação imediata a drenagem e o esvaziamento das lagoas de chorume, com destinação ambientalmente adequada do efluente.

Situação dramática

O Corpo de Bombeiros confirmou, nesta quarta-feira (25), um princípio de incêndio no lixão. O combate é dificultado pela instabilidade do terreno, que ameaça tanto descer quanto subir o ponto de rolamento dos rejeitos.

“Uma guarnição deslocou-se imediatamente ao local e constatou a presença de um foco de incêndio em uma ravina, justamente na área que sofreu o desmoronamento em 18 de junho”, informou a corporação.


Leia mais sobre: / / / Cidades

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *