Xaxim realizou mais uma importante ação em prol da sustentabilidade e do meio ambiente, com a destinação de cerca de 50m3 de resíduos eletroeletrônicos. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), ocorreu no Ecoponto local.
Os resíduos coletados no espaço ou em campanha são encaminhados para uma empresa especializada em reciclagem e logística reversa. “A destinação correta desses materiais é de extrema importância, os eletroeletrônicos contêm substâncias que podem ser altamente poluentes se descartados de maneira incorreta, mas também possuem materiais que podem ser recuperados e reintroduzidos na cadeia produtiva. Essa parceria com o IMA/SC e a adesão da nossa comunidade são fundamentais para que Xaxim avance cada vez mais nas práticas sustentáveis”, afirma a diretora municipal de Meio Ambiente, Simone Pompermayer.
Logística reversa e prevenção de contaminação
Este tipo de ação integra o conceito de logística reversa, onde os materiais descartados passam por processos que permitem sua reutilização ou reciclagem, transformando em novos produtos ou insumos para diferentes finalidades.
Esse cuidado essencial evita que os resíduos sejam descartados de forma irregular, evitando a contaminação do solo e da água em aterros sanitários ou áreas inadequadas.
Além do impacto ambiental, iniciativas como esta buscam conscientizar a população sobre a importância de adotar práticas responsáveis no descarte de resíduos. A ação fomenta a mudança de comportamento e fortalece o sentimento de pertencimento e responsabilidade na preservação dos recursos naturais.
Como descartar resíduos eletrônicos
A população que precisar descartar resíduos eletrônicos podem ai até o Ecoponto de segunda a sexta-feira. O espaço está localizado junto ao Horto Municipal, ao lado do Centro Profissionalizante.
Podem ser destinados ao local: pilhas, baterias, aparelhos de celular, TVs, eletroeletrônicos e eletrodomésticos em geral.
Lâmpadas podem ser entregues diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura, que fica ao lado da praça central.
Foto: Ascom
