O vulcão Taal, localizado ao sul de Manila, nas Filipinas, entrou em erupção no fim de semana. Segundo a imprensa local, o fenômeno lançou densas nuvens de fumaça escura a mais de 2.100 metros de altura. A erupção, iniciada na noite de sábado, rapidamente ganhou destaque online, com imagens que mostravam o céu coberto por cinzas e detritos caindo sobre a região.

De acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs), as explosões foram de baixa intensidade e, até o momento, não representam alto risco à população. “Isso é normal no Vulcão Taal, especialmente quando há desgaseificação ou liberação contínua de gás vulcânico”, afirmou o diretor da agência, Teresito Bacolcol, em entrevista à Agência de Notícias das Filipinas. Segundo ele, pequenas erupções como essa podem se repetir várias vezes ao longo de um mesmo dia.

O New York Post informou que a primeira erupção, que durou cerca de um minuto, foi provocada pela combinação de água e gases vulcânicos quentes, conforme dados do Phivolcs. As duas seguintes, mais intensas, resultaram da interação entre a água e o magma, gerando explosões impulsionadas pelo vapor. Segundo o portal O Globo, apesar das cenas impressionantes, o instituto manteve o nível de alerta em 1, o mais baixo na escala de risco vulcânico do país.

Localizado no Anel de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica, o Taal é um dos vulcões mais ativos das Filipinas, sendo regularmente abalado por erupções e terremotos. Uma das mais intensas erupções da história recente se deu em janeiro de 2020, quando o vulcão expeliu cinzas que chegaram a 15 km de altura. Na época, a lava devastou um grande número de casas e obrigou mais de 135 mil pessoas a se deslocarem para abrigos.

Giovanna Gomes é jornalista e estudante de História pela USP. Gosta de escrever sobre arte, arqueologia e tudo que diz repeito à cultura e à história do ser humano.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *